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Título: Estudo para o planejamento da criação de um centro de documentação e memória na escola da comunidade Kalunga Engenho II
Autor(es): Rosa, Eriene dos Santos
Orientador(es): Reck, Jair
Assunto: Kalunga (Comunidade quilombola brasileira)
Educação do campo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 8-Jul-2016
Referência: ROSA, Eriene dos Santos. Estudo para o planejamento da criação de um centro de documentação e memória na escola da comunidade Kalunga Engenho II. 2016. 48 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo para subsidiar o planejamento da criação de um centro de documentação e memória na escola da comunidade Kalunga Engenho II. O trabalho objetiva principalmente, identificar os requisitos e aspectos fundamentais que devem integrar o planejamento do respectivo centro a partir do levantamento das demandas e necessidades da comunidade, bem como do embasamento teórico em autores como Tessitore (2003) e Custódio (2012), Silva (1996), Haddad (2012), Da Matta (1981), entre outros. Para este estudo, a pesquisa de campo foi o principal instrumento utilizado, que acabou por contribuir para uma maior aproximação da realidade e da percepção dos sujeitos locais em torno da questão do fortalecimento da cultura quilombola. Os resultados obtidos com as entrevistas realizadas com três moradores da comunidade, que demonstraram interesse pela temática apresentada, de maneira que isso contribuiu para o entendimento, de que, há necessidade de que a localidade seja inspirada e fortalecida quanto ao respeito identitário, ao resguardo cultural, histórico e memorial do povo Kalunga, de forma que um centro de documentação no contexto escolar tende a possibilitar esse processo, a fortalecer a prática da educação do campo e da valorização dos camponeses Kalungas.
Abstract: This paper presents a study to support the planning of the creation of a documentation and memory center in the school of Engenho II Kalunga community. The work aims mainly to identify the requirements and key issues to be included in the planning of its center from the survey of the demands and needs of the community, as well como do theoretical basis on authors such as Tessitore (2003) and Custodio (2012), Silva (1996 ), Haddad (2012), Da Matta (1981), among others. For this study, the field research was the main tool, which eventually contribute to greater approximation of reality and perception of local actors around the issue of strengthening the quilombo culture. The results obtained from interviews with three residents of the community, who have shown interest in the theme presented so that contributed to the understanding, deck, there is need for the town to be inspired and strengthened with regard to respect identity, cultural confinement, historical and memorial Kalunga people, so that a documentation center in the school context tends to facilitate this process, to strengthen the practice of rural education and the appreciation of Kalungas peasants.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



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