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Título: Concepção dos professores de ciências sobre a interdisciplinaridade dos conteúdos de ciências no ensino fundamental
Autor(es): Noronha, Priscila Alves
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Química - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
Ensino fundamental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 7-Jul-2016
Referência: NORONHA, Priscila Alves. Concepção dos professores de ciências sobre a interdisciplinaridade dos conteúdos de ciências no ensino fundamental. 2015. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam uma abordagem integrada dos conteúdos das Ciências Naturais, propondo a contextualização e inter-relacionamento das disciplinas, buscando a interdisciplinaridade. Apesar deste ser um tema com grande repercussão no Brasil, ainda não há um consenso para o conceito pedagógico de interdisciplinaridade. Independente da definição de cada autor, a interdisciplinaridade surge para superar a fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos por elas, superando a resistência de um saber fracionado. Os conteúdos de química, presente nas Ciências Naturais, devem ser tratados interdisciplinarmente, o que pode garantir uma aprendizagem mais abrangente e efetiva dos conteúdos. O objetivo dessa pesquisa foi investigar a concepção de interdisciplinaridade dos professores de Ciências Naturais das Séries Finais do Ensino Fundamental, focando a abordagem dos conteúdos de Química, que geralmente é tratado apenas no Nono Ano. A análise dos dados indicou que os professores tem uma concepção de interdisciplinaridade relacionada apenas a integração das disciplinas presentes no currículo escolar. Mas compreendemos que de acordo com os PCN e demais autores, é preciso que sejam abordados também os aspectos culturais e tecnológicos das Ciências. Os professores reconhecem a importância na abordagem interdisciplinar em sala de aula, porém existem alguns fatores que limitam sua prática, como: formação, currículo e dificuldades relacionadas a própria escola. Contudo, reconhecem a presença dos conteúdos químicos dentro das Ciências Naturais, e os trabalham de forma superficial, tanto devido ao Ano ao qual o aluno se encontra, quanto à maturidade do mesmo.
Abstract: National Curriculum Standards of Education guide an integrated approach to Natural Science contents offering a context and interrelation of disciplines, and also, seeking interdisciplinarity. Even though it can be a subject with great rebound in Brazil, there isn't a official consensus on the pedagogical concept about interdisciplinarity. Regardless of each authors' definitions, interdisciplinarity arises to overcome the fragmentation of science and knowledge produced; thus prevailing over the resistance of a fractional learning. The chemical contents, such as present in Natural Sciences, should be treated by a interdisciplinary way. Thereby, it can guarantee the most comprehensive and effective concept of what is proposed. For that reason, the target on this research was investigate the comprehension of interdisciplinary developed at elementary school with Natural Science Teachers aiming attention at approach of Chemistry contents which are usually treated only in the Ninth Year. Datas analysed evince that teachers have a interdisciplinary interpretation related just to integration the disciplines from school curriculum, however, we can infer according the CPN and other authors, it needs be addressed to cultural and technological aspects of Natural Sciences as a whole. Some teachers recognize the importance in interdisciplinary method at the classroom but there are some factors which limit their teaching such as training, curriculum and difficulties related to school system. Nevertheless, teachers admit the presence of Chemistry content in Natural Sciences and their superficially labor built up because of the year which the student is as well as maturity thereof.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
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