Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CamilladeCastroCarvalho.pdf857,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância dos valores humanos na educação
Autor(es): Carvalho, Camilla de Castro
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação
Educação de crianças
Crianças
Valores humanos
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 4-Jul-2016
Referência: CARVALHO, Camilla de Castro. A importância dos valores humanos na educação. 2014. 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de refletir acerca da importância dos valores humanos na formação de crianças em idade escolar e sua relação com a educação, tendo em vista que a crise social nas relações humanas da sociedade contemporânea é uma crise ligada principalmente a aparente ausência de valores. Compreendendo a infância como um período em que a criança estabelece as bases de sua personalidade e começa a desenvolver seu senso de moralidade, faz-se pertinente o trabalho com práticas que enfatizam valores com o intuito de proporcionar uma formação autônoma e cidadã. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica sobre o que tem sido produzido em relação ao tema que teve como suportes principais: Pedro Goergen (2010), Borges e Marturano (2012), Martinelli (1999), García e Puig (2010), Paulo Freire (2011), Jean Piaget entre outros. Essa investigação objetivou a analise de uma turma de crianças com idades entre 6 e 9 anos, no segundo semestre de 2013, que faz parte de um projeto do Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília, para posteriormente propor práticas pedagógicas com ênfase em valores de acordo com a demanda encontrada. A pesquisa realizada foi a pesquisa-ação e teve como principais instrumentos a observação participante e uma entrevista estruturada com cinco crianças. Por meio da pesquisa foi possível aferir, a partir da mediação dos conflitos, sua menor frequência no contexto educacional, a melhora das relações de cooperação e solidariedade entre as crianças e a construção de atitudes autônomas e reflexivas.
Abstract: This paper aims to reflect on the importance of human values on the formation process of children in school age and their relationship with education, taking into consideration that the social crisis in human relations, in contemporary society, is a crisis mainly related to an apparent absence of values. Understanding childhood as a period when children build all the aspects of its personality and begin to develop his sense of morality, emphasizing values in order to provide autonomous and civic education is required for a complete and successful approach. In order to research the aspects of the theme, a bibliographic review on what has been produced about the theme found some well-known authors and contemporary thesis as Pedro Goergen (2010), Borges and Marturano (2012), Martinelli (1999), Garcia and Puig (2010), Paulo Freire (2011) and Jean Piaget. This essay aimed to analyze a class of children aged 6-to-9-year-old, in the second semester of 2013, part of a project from Decanato de Extensão (DEX) at Universidade de Brasília, to later propose pedagogical practices that could lead to a way of values development, according to each demand. The research method had as main instrument a participant observation and a structured interview with five children. The final survey results were satisfactory as it got demonstrated that an apparent reduction of conflicts took place in educational context, such as a development of autonomous and reflective attitudes and improvement of cooperation and solidarity between students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons