Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndrePorfiriodeAlmeida.pdf136,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da concentração da evidenciação contábil no mercado acionário
Autor(es): Almeida, André Porfírio de
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Evidenciação contábil
Mercado acionário brasileiro
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Jul-2016
Referência: ALMEIDA, André Porfírio de. O impacto da concentração da evidenciação contábil no mercado acionário. 2013. 17 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar os efeitos da evidenciação contábil, quando concentrada em determinadas datas, sobre o retorno, o volume de negociação e a volatilidade do mercado acionário. O trabalho se embasa teoricamente no conceito da economia da atenção acerca das informações contábeis disponíveis. A pesquisa se caracteriza por descritiva, quantitativa e bibliográfica; quanto ao objetivo, problema de pesquisa e seus procedimentos técnicos. A amostra analisada compreende as divulgações de informações contábeis das empresas (ITR, IAN e DFP), extraídas sítio da CVM, e os índices pontos e volumes da Bolsa de Valores de São Paulo, disponíveis no sítio o BACEN; dados diários, do período compreendido entre 2009 a 2011. Utilizou-se para análise dos dados a estatística descritiva, o teste de Levene e o teste de médias. Os resultados revelam que, de maneira geral, a concentração da evidenciação contábil em dados períodos não afeta o retorno, o volume de negociação e a volatilidade do mercado; no entanto, a grande evidenciação diária tende a aumentar volatilidade do mercado. A concentração de ITR’s influencia o volume de negociações do mercado e o excesso de concentração IAN’s provoca efeito sobre a volatilidade do mercado acionário.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons