Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1354
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_WalderRaymundoFlorianoJorge.pdf767,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um modelo baseado em processos organizacionais para o serviço de compras nacionais das IFES : o caso da UnB
Autor(es): Jorge, Walder Raymundo Floriano
Orientador(es): Lima-Marques, Mamede
Assunto: Licitação pública
Pregão eletrônico
Universidades e faculdades - administração
Gestão de processos
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 9-Dez-2010
Referência: JORGE, Walder Raymundo Floriano. Um modelo baseado em processos organizacionais para o serviço de compras nacionais das IFES: o caso da UnB. 2009. 79 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho apresenta a análise do processo do pedido de compras de diferentes Instituições Federais de Ensino Superior, comparativamente à Universidade de Brasília, a partir de documentos consultados em meio eletrônico e/ou manuseados no setor responsável pelo processo. Apresenta uma revisão de literatura abordando aspectos como a conceituação de processos organizacionais e da gestão por meio de processos, a reengenharia de processos no contexto da estratégia institucional e vantagem competitiva, a tecnologia de informação e a gestão do conhecimento como características da reengenharia de processos, e a Administração Pública e sua necessidade de redução de custos exemplificada através da modalidade de licitação de Pregão Eletrônico. Na metodologia são explanadas etapas de um modelo de administração por processos, e posteriormente, nos resultados, são expostos os métodos do processo de pedido de compras de cada Universidade. Uma discussão, então, é realizada como análise dos dados obtidos, o que possibilitou a identificação de pontos fortes e pontos fracos no modelo de processos utilizado por cada Instituição de Ensino Superior. Suas principais considerações finais incluem a importância de estudos mais aprofundados em diferentes empresas, sejam elas privadas ou públicas de modo a se conhecer a eficiência e efetividade na execução dos processos e o desempenho das mesmas através da administração por processos por meio de descrição mais detalhada de suas diferentes etapas de execução.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1354
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.