Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MaurícioFerreiradaVeiga.pdf518,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção profissional dos egressos do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UnB : o currículo e a empregabilidade
Autor(es): Veiga, Maurício Ferreira da
Orientador(es): Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação - alunos
Professores - prática profissional
Currículo profissional - professor
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 4-Jul-2016
Referência: VEIGA, Maurício Ferreira da. A inserção profissional dos egressos do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UnB: o currículo e a empregabilidade. 2014. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A escolha do meu tema de Trabalho de Conclusão de Curso decorre do interesse que eu tenho em saber como o aluno está depois que sai da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, bem como no que diz respeito a sua empregabilidade no mundo do trabalho. E, também saber como o curso de Pedagogia ajudou com o seu currículo na construção dessa empregabilidade. A escolha deste tema de pesquisa, ou sobre a inserção do egresso no mercado de trabalho, ajuda a esclarecer o impacto do currículo da Faculdade de Educação na hora de atender às necessidades dos postos de trabalho. Este trabalho ajudará a instituição a refletir sobre os resultados da formação acadêmica. Este trabalho decorre da coleta dedada obtidos por meio do Projeto de pesquisa intitulada “Inserção dos Egressos do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília” desenvolvida pela a professora Maria da Conceição da Silva Freitas pesquisadora responsável pelo projeto no qual buscou analisar os dados obtidos junto à Secretaria do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. A metodologia de pesquisa envolveu como instrumentos: entrevistas semiestruturadas feitas presencialmente com quatro egressos do Curso de Pedagogia entre o período de 2010 a 2014. Além do uso de alguns dados obtidos através dos questionários que foram utilizados pelo projeto, que foram enviados por e-mails para os alunos egressos do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UnB formados entre 2006 a 2010. No caso mais específico desta análise, foi verificada a empregabilidade desses egressos, buscando relacionar o percurso feito por meio do currículo da Faculdade de Educação. O problema norteador da pesquisa foi saber onde e como estão os egressos do Curso de Pedagogia formados entre 2006 a 2010. Além de identificar as situações de emprego, se estão atuando dentro ou fora da área de Pedagogia? Se estão trabalhando e dando continuidade à formação continuada, por exemplo, com um curso de especialização. Os resultados indicaram que a questão da formação docente se faz presente nas questões ligadas ao mundo do trabalho, pois, verificam-se através da fala de alguns egressos nas entrevistas que o currículo do Curso de Pedagogia nem sempre os ajudaram dentro de sua área de atuação. Conclui-se que a escolha de percurso curricular de cada um interfere em sua empregabilidade. E também mostra que é preciso formar pedagogos preparados para a amplitude de um mercado em crescimento e concorrido, o que exige uma formação de profissionais competentes e críticos. Além disso, após o curso se faz necessária uma formação continuada, essencial para todos os pedagogos visando à atualização de sua atuação profissional, independente de estarem atuando nas escolas.
Abstract: The choice of the theme of my work Completion of course stems from the interest I have in knowing how the student is after it leaves the Faculty of Education, University of Brasilia, as well as with regard to their employment in the working world. And, also know as the pedagogy course helped with your curriculumin the construction of this employability. The choice of research topic, or the insertion of graduates in the labor market, helps to clarify the impact of the curriculum of the Faculty of Education at the time to meet the needs of jobs. This work will help the institution to reflect on the results of academic training. Allying this work with some data obtained from the research project entitled "Integration of Graduates of the School of Education at the University of Brasilia in the labor market" developed by Professor Maria da Conceição da Silva Freitas researcher responsible for the project in which they sought analyze the data obtained from the Secretariat of the course of Pedagogy, Faculty of Education the research methodology involved as instruments: semi-structured interviews conducted in person with four graduates of the School of Education between the period 2010 to 2014 in addition to the use of some data obtained questionnaires that were used by the project, which were e-mails to students graduating from the School of Education, Faculty of Education at UNB graduates between 2006 and 2010.No more specific case of this analysis, we verified the employability of these graduates seeking relate the route taken by the curriculum of the Faculty of Education. The guiding research problem was knowing where and how are the graduates of the School of Education graduates between 2010 to 2014 In addition to identifying the employment situations, if they are acting within or outside the area of pedagogy? If you are working and continuing the ongoing training, for example, with a specialization course. The results indicated that the issue of teacher training is present on issues related to the world of work, therefore, occurs through the words of some graduates in interviews that the curriculum of the School of Education does not always helped within their area of expertise. We conclude that the choice of each curricular path interferes with their employability. It also shows that it is necessary to train teachers prepared for the amplitude of a growing market and competitive, which requires training of competent and professional critics. Furthermore, after a continued course, essential training for all teachers seeking to update your professional performance is required, regardless whether they are working in schools.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons