Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13535
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ZuilaGomesdosSantosLagares.pdf104,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brincadeira na vida escolar das crianças de hoje
Autor(es): Lagares, Zuila Gomes dos Santos
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Crianças
Brincadeiras
Educação de crianças
Escolas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Jul-2016
Referência: LAGARES, Zuila Gomes dos Santos. Brincadeira na vida escolar das crianças de hoje. 2013. 29 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2013.
Resumo: É importante que nós, educadores ou futuros educadores, trabalhemos na perspectiva voltada para o quanto é importante o papel das brincadeiras no universo infantil, assim, permitiremos às crianças um desenvolvimento integral. Desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar o papel das brincadeiras de roda na infância no espaço da Educação Infantil. E, por objetivos específicos: investigar o que são brincadeiras; investigar como a escola lida como a brincadeira no espaço da Educação Infantil e analisar como as crianças percebem uma situação de brincadeira tradicional antiga. Para tanto, o procedimento metodológico foi a pesquisa-ação, em que se faz necessário primeiro conhecer o lócus da pesquisa por meio da observação, para depois, tentar realizar ações para alcançar os objetivos. O referencial teórico fundamentou-se em Vigotski (2008), Oliveira (2002), Kishimoto (2010), Friedmann (2003), Aranha (2006), entre outros. Chegamos a conclusão que trabalhando com as brincadeiras tradicionais de tempos antigos, estaremos contribuindo para levar até a criança o resgate histórico-cultural, criando condições de possibilidades para ela relacionar-se com o grupo, socializando-se e respeitandose e, além disso, criando mais uma possibilidade de trabalho educativo com a brincadeira, atividade que contribui para a compreensão de mundo por parte da criança.
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons