Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13520
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdailtonRogerPiresFernandes.pdf556,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Professores de sucesso no ensino de ciências
Autor(es): Fernandes, Adailton Roger Pires
Orientador(es): Silva, Delano Moody Simões da
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Professores de ciência - prática profissional
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Jul-2016
Referência: FERNANDES, Adailton Roger Pires. Professores de sucesso no ensino de ciências. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: As pesquisas sobre a formação do professor são recentes e apontam para a necessidade de se estudar a prática docente diante de sua complexidade, de modo a revelar características relevantes para o sucesso profissional. Nesse sentido este trabalho tem como proposta principal investigar como os saberes e competências de professores de Ciência considerados de sucesso influenciam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para tanto, foi observada a prática didático-pedagógica de professores selecionados, a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com os professores e seus respectivos alunos. Os resultados sugerem que não existe um perfil definido de professor de sucesso, mas sim, que existem características relevantes que contribuem positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Muitas dessas características são desenvolvidas na formação acadêmica que é tida como fundamental na preparação para a atuação profissional.
Abstract: Research on teacher education are recent and point to the need to study the teaching practice before its complexity, to reveal relevant characteristics for professional success . In this sense this work has as main purpose to investigate how the knowledge and skills of successful science teachers influence the teaching- aprendizam students process. To this end , it observed the didactic and pedagogical practices of teachers selected from a semi-structured interview with teachers and their students. The results suggest that there is no set profile professor of success, but rather that there are important characteristics that contribute positively in the teaching- learning process of alunos.Muitas these characteristics are developed in academic education that is seen as crucial in preparing for the professional performance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons