Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13509
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ViniciusHiroshiSato.pdf6,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise geoespacial do crédito e produção agrícola
Autor(es): Sato, Vinícius Hiroshi
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Crédito rural
Sistema financeiro
Concessão de crédito
Sistema Nacional de Crédito Rural
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Jul-2016
Referência: SATO, Vinícius Hiroshi. Análise geoespacial do crédito e produção agrícola. 2015. iv, 33 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda um breve histórico do Sistema Nacional de Crédito Rural, sistematizado pela Lei n° 4.829 do ano de 1965 e disciplinado pelo Decreto n° 58.380 do ano de 1966, até sua situação e desenvolvimento no ano de 2012. Elaborando uma análise geoespacial aplicando o método de dependência espacial com índices locais (Índice de Moran Local com indicador de dependência LISA) no valor Crédito Rural concedido e no montante do valor da produção das lavouras permanentes e temporárias, ambos para os anos de 2010, 2011 e 2012. Por meio da análise dos resultados, obtidos utilizando o software IpeaGEO, e dos mapas de distribuição, podemos verificar a efetividade local da política de crédito rural na produção agrícola, possibilitando um diagnóstico detalhado das diferentes regiões do país (principalmente nas áreas discrepantes, como regiões de baixos-altos1 e altos-baixos2) além de estabelecer mais um parâmetro para mensuração de impactos de política pública.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons