Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13493
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DimasAbrantesdoNascimento.pdf443,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das dimensões fortes e preocupantes da RSC da FIFA
Autor(es): Nascimento, Dimas Abrantes do
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Teoria da legitimidade
Disclosure voluntário
Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA)
Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) - responsabilidade socioambiental
Responsabilidade socioambiental
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 30-Jun-2016
Referência: NASCIMENTO, Dimas Abrantes do. Análise das dimensões fortes e preocupantes da RSC da FIFA. 2013. 29 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho analisa quais e de que maneira foram evidenciadas as informações de responsabilidade social da entidade FIFA em seus disclosures sociais voluntários após denúncias de atividades ilícitas divulgadas pela mídia mundial. Foram analisados os relatórios de atividades da entidade máxima do futebol dos anos em que foram encontradas na mídia grande quantidade de acusações contra a mesma. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório-descritiva. Foi feito um estudo de caso e utilizado a análise de conteúdo de natureza qualitativa como metodologia de pesquisa para atingir os objetivos do trabalho. Foram utilizadas as dimensões do KLD como medida de desempenho social da RSC. Com base na literatura sobre RSC e na teoria da legitimidade, conclui-se que a FIFA evidencia majoritariamente informações de caráter social positivo e evita informações de caráter preocupante em seus relatórios como uma forma de estratégia para garantir a legitimidade e a reputação da empresa. Conclui-se ainda que as ações evidenciadas são direcionadas principalmente para a comunidade e em relação ao produto e serviço da entidade. O trabalho busca maximizar o conhecimento acadêmico sobre o tema social, além de ser um incentivo para a melhoria de práticas de ações deste cunho das empresas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons