Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13485
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DiegodeAlmeidaFarias.pdf340,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade fisiológica de sementes de soja submetidas a diferentes condições de armazenamento
Autor(es): Farias, Diego de Almeida
Orientador(es): Souza, Nara Oliveira Silva
Assunto: Sementes - armazenamento
Soja - sementes
Data de apresentação: 10-Dez-2015
Data de publicação: 30-Jun-2016
Referência: FARIAS, Diego de Almeida. Qualidade fisiológica de sementes de soja submetidas a diferentes condições de armazenamento. 2015. viii, 25 f., il. Monografia (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Uma técnica que vem se mostrando promissora na qualidade fisiológica de sementes de soja durante o armazenamento, é o uso do resfriamento artificial e também do armazenamento em câmera fria, contudo, ainda carece de estudos que focalizem a viabilidade e o vigor das sementes durante o armazenamento sob estas condições. Baseado nessa premissa, o objetivo do trabalho foi analisar o decaimento da qualidade fisiológica da semente de soja durante o período de armazenamento sob diferentes condições. Sementes de soja da variedade, BRS 8581, foram armazenada a quatro condições, passada pelo resfriamento e armazenada em câmera fria, não passada pelo resfriamento e armazenada em câmera fria, passada pelo resfriamento e armazenada em condição de galpão, não passada pelo resfriamento e armazenada em condição de galpão, avaliadas em quatro períodos, setembro, outubro, novembro e dezembro, compondo um fatorial duplo (4 x 4), em que são quatro condições de armazenamento e quatro épocas de avaliação. As sementes foram avaliadas com os seguintes testes: germinação (TPG); índice de velocidade de germinação (IVG); emergência em campo (EC); condutividade elétrica (CE); teste de tetrazólio (TZ); envelhecimento acelerado (EA). O delineamento estatístico adotado foi o inteiramente casualizado. Tanto para tratamento quanto para o período de armazenamento e a interação entre os dois fatores demonstrou diferença significativa em todas as avaliações, com exceção apenas para o teste de envelhecimento acelerado (EA). Na interação entre os dois fatores (tratamento e período), foi observado que para todos os testes, os tratamentos comportaram-se de modo distinto, com 99% de probabilidade ou seja o mesmo tratamento teve diferença de resultado entre um período e outro. Para média geral dos testes de qualidade fisiológica em soja, considerando o fator tipos de armazenamento nos testes de vigor, é possível observar que o resultado do tetrazólio coincide com o de emergência em campo e também com a condutividade elétrica e no índice de velocidade de germinação, em que a melhor condição de armazenamento foi assim como nos testes de viabilidade, a dois ou seja, resfriamento após o beneficiamento e armazenamento em câmera fria. Para a análise do fator 2 (épocas de avaliação do experimento) observa-se que pelo resultado do teste de tetrazólio é possível verificar a redução da qualidade à medida que vai aumentando o tempo de armazenamento da semente. O uso do sistema de resfriamento e armazenamento em câmera fria de sementes de soja, pode ser eficiente no controle de qualidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons