Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_LuanaseSousaBorges.pdf156,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Medidas de processo de aprendizagem e satisfação com o treinamento : análise do curso “Segurança Pública e Cidadania”
Autor(es): Borges, Luana de Sousa
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Treinamento profissional
Desenvolvimento profissional
Universidades e faculdades - administração de pessoal
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 12-Jul-2010
Data de publicação: 8-Dez-2010
Referência: BORGES, Luana de Sousa. Medidas de processo de aprendizagem e satisfação com o treinamento: análise do curso “Segurança Pública e Cidadania”. 2010. 39 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente relato trata de estudo descritivo que teve como objetivo analisar o relacionamento entre medidas de processo de aprendizagem e reação a um treinamento, na área de segurança pública e cidadania, para funcionários terceirizados e servidores da Universidade de Brasília. Ante à pequena produção teórica e empírica sobre o relacionamento entre esses fenômenos, é considerado importante para o acúmulo e avanço dos conhecimentos científicos inerentes ao campo de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: consulta diretamente as pautas do curso, para obtenção de indicadores processuais de aprendizagem, então categorizados como presença ou ausência; e aplicação de questionários com o intuito de obter a percepção dos participantes a respeito de diversos aspectos relacionados ao curso, como o desempenho didático dos professores, entre outros. Como resultado, foi possível identificar que o treinamento estabelecido objetivamente gerou reações positivas na maioria dos treinandos, independentemente do número de ausências nos dias de curso. Esses dados evidenciam, ainda que considerada a fragilidade do delineamento da pesquisa e dos dados coletados, a não relação entre assiduidade e aprendizagem, como comumente se supõe no ambiente acadêmico e corporativo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.1348
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.