Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SavioFonsecadeAndrade.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do desempenho de interconexões de nanotubo de carbono e de cobre em circuitos NANO-CMOS
Autor(es): Andrade, Sávio Fonseca de
Orientador(es): Guimarães, Janaína Gonçalves
Assunto: Circuitos integrados
Nanoeletrônica
Nanotubos de carbono
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 29-Jun-2016
Referência: ANDRADE, Sávio Fonseca de. Análise do desempenho de interconexões de nanotubo de carbono e de cobre em circuitos NANO-CMOS. 2012. x, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Nesta monografia será realizado o estudo de nanotubos de carbono como possíveis substitutos do cobre em interconexões em circuitos integrados NANO-CMOS. Dessa forma, os modelos de circuitos do SWCNT (single-walled carbon nanotube) e do cobre serão apresentados e o estudo comparativo do desempenho destes materiais será realizado, considerando diferentes comprimentos das interconexões. Além disso, o efeito destas interconexões será analisado no multiplicador de 4 bits, também para diferentes comprimentos. O multiplicador utilizado é implementado utilizando modelos de transistores NANO-CMOS diversos. Com este propósito, as interconexões e demais circuitos serão simuladas usando o software LTSPICE.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2012.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons