Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_StephaniePereiraCesar.pdf305,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ilusão da moeda e o efeito da memória inflacionária
Autor(es): Cesar, Stephanie Pereira
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Finanças comportamentais
Moeda
Ilusão da moeda
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 29-Jun-2016
Referência: CESAR, Stephanie Pereira. Ilusão da moeda e o efeito da memória inflacionária. 2014. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho é baseado em dois estudos, de Shafir, Diamond e Tversky (1997) e Souza e Silva (2007), que abordam o tema de ilusão da moeda e seus efeitos sobre o comportamento dos indivíduos. A ilusão é ocasionada pelo apego aos termos nominais e o descarte dos reais. Essa pesquisa tem como objetivo verificar se as pessoas estão sujeitas a ilusão da moeda, observando as possíveis discrepâncias entre o resultado obtido e SS (2007). Para analisar isso foram aplicados três modelos de questionários para alunos de Ciências Contábeis de uma universidade pública, somando 235 questionários aplicados. O questionário apresentava cinco temas: Ganhos, Remuneração e Rendas; Transações Econômicas; Contratos; Contabilidade Mental; e Justiça e Moral. O resultado encontrado apresenta uma leve diferenciação ao de Souza e Silva (2007) direcionada à propensão de mudar de emprego, Essa diferenciação pode ser respondida pelo fato da falta de percepção da ilusão da moeda dos atuais entrevistados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons