Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13460
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClaudianeNunesCota.pdf817,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre a organização dos espaços e a brincadeira na educação infantil
Autor(es): Cota, Claudiane Nunes
Assunto: Educação de crianças
Brincadeiras
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Jun-2016
Referência: COTA, Claudiane Nunes. A relação entre a organização dos espaços e a brincadeira na educação infantil. 2015. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itaberaí-GO, 2015.
Resumo: O presente estudo, intitulado “A relação entre a organização dos espaços e a brincadeira da educação infantil” tem por objetivo analisar o significado das brincadeiras na Educação Infantil, no que tange o desenvolvimento de 0 a 5 anos de idade, bem como verificar o espaço dedicado às brincadeiras, o comprometimento ou resistência dos educadores em desenvolver de maneira criativa as atividades que envolvem o brincar. Para tanto, foi feita uma análise reflexiva sobre a Educação Infantil e o conceito de infância numa abordagem social, cultural e histórica. A relação entre a organização dos espaços e a brincadeira na Educação Infantil a partir da Constituição de 1988 é incluída neste contexto. São explicitados os movimentos de amparo e proteção à criança em sua integralidade, a partir da criação de novas leis- LDB Lei nº 9394/96, o ECA, o Plano Nacional de Educação e outras que valorizam as instituições de Educação Infantil. É importante compreender estes espaços como lócus privilegiado de situações de aprendizagem, que buscam valorizar através das brincadeiras, as experiências infantis, o mundo das crianças, seu desenvolvimento pleno e saudável. A metodologia realizada foi a observação, participando dos espaços e das brincadeiras realizadas nas instituições de Educação Infantil os dados revelaram que se trata de uma experiência concreta de análise das brincadeiras e a observação dos espaços na organização do trabalho educativo nessas instituições.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons