Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13455
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TatianeGonçalvesRodriguesRosa.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividades lúdicas e suas contribuições no processo de alfabetização do ensino fundamental em uma escola pública de Goiás
Autor(es): Rosa, Tatiane Gonçalves Rodrigues
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Atividades lúdicas
Alfabetização
Ensino fundamental
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 29-Jun-2016
Referência: ROSA, Tatiane Gonçalves Rodrigues. Atividades lúdicas e suas contribuições no processo de alfabetização do ensino fundamental em uma escola pública de Goiás. 2015. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica desenvolvida por uma professora e sua turma, buscando identificar as contribuições das atividades lúdicas para aprendizagem dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. E os objetivos específicos são: Identificar o que a professora compreende por atividades lúdica, ensino e aprendizagem. Descrever a prática pedagógica desenvolvida pela professora. Analisar a relação entre professoras-aluno e entre alunos-colegas. Para fundamentar a análise dos dados, compusemos o referencial teórico a análise de dados trabalhou no referencial teórico os autores: Soares (2003), Ferreiro (1996), Martins (2010), Vygotsky (1991, 1989), Freire (2002), Morais e Albuquerque (2004), Teberosky (1995), Queiroz (2006) e Prodanov (2013). A metodologia de pesquisa escolhida foi a qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, observações em sala de aula, análise documental do Projeto político pedagógico. Com a realização do objetivo geral ficou claro que o professor tem que observar mais o conhecimento do aluno as habilidades e atitudes que trazem para sala de aula, e com essa observação pode se perceber que a aprendizagem com compreensão pode desenvolver na criança competência, onde o aprender fica mais fácil. Em cada turma observada a prática pedagógica era diferente, mas em ambas o uso de recursos lúdicos colaborava muito no processo de aprendizado.Quanto aos objetivos específicos, observando a prática pedagógica de cada professora e sua relação com a turma a pesquisa de campo deixou claro que por meio dos recursos lúdicos é possível construir uma nova forma de ensino na qual o aluno vai em busca de novos conhecimentos juntamente com o auxílio do professor, isto é, ele se torna responsável pela sua própria aprendizagem, desta forma é possível alcançar os objetivos da alfabetização e letramento, utilizando os procedimentos construtivistas para auxiliar em sua formação.Diante das observações na sala de aula pude concluir que as práticas pedagógicas devem ser variadas, intercalando o lúdico e o conhecimento cognitivo e social propiciando a integração professor/aluno para alcançar os objetivos da alfabetização e letramento, utilizando os procedimentos construtivistas para auxiliar em sua formação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons