Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13450
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnnaFranciscaSallesMarquesdaSilva.pdf452,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção de Lady Macbeth em Macbê : sangue chama sangue com uso do método Stanislavski
Autor(es): Silva, Anna Francisca Salles Marques da
Orientador(es): Tenenblat, Nitza
Assunto: Stanislávski, Constantin, 1863-1938
Teatro - construção de personagem
Personagens - construção
Preparação de atores
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 28-Jun-2016
Referência: SILVA, Anna Francisca Salles Marques da. A construção de Lady Macbeth em Macbê: sangue chama sangue com uso do método Stanislavski. 2015. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho é uma análisesobre o método proposto por ConstantinStanislavski para a construção de personagens e preparação de atores, procurando relacioná-lo com o estudo de Macbeth, de William Shakespeare, e com a construção de Lady Macbeth em Macbê: Sangue Chama Sangue (2015), montagem inspirada no original shakespeariano. Primeiramente, busco definir algunsdos conceitos de Stanislavski mais utilizados por mim na construção de Lady Macbeth, de acordo, principalmente, com seu livro, publicado em 1936,A Preparação do Ator, antes de partir para a parte prática, o processo de construção da personagem. Além disso, procuro, por meio de pesquisa conduzida no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, levantar um questionamento sobre o uso e acerca dos preconceitos com o método de Stanislavski. Finalmente, apresento a aplicação do método feita com a criação de Lady Macbeth na montagem Macbê: Sangue Chama Sangue, realizada na Universidade de Brasília, na disciplina de Diplomação em Interpretação. Procuro identificar as tentativas, conquistas e falhas através do sistema stanislavskiano e propor uma reflexão sobre a sua utilização na atualidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons