Título: | O trânsito em arte : projeto de oficinas de artes inter-relacionadas com educação no trânsitos nas escolas do Distrito Federal |
Autor(es): | Rocha, Luísa Cristina Sant'anna Monteiro |
Orientador(es): | Hargreaves, Lisa Minari |
Assunto: | Arte na educação Arte - estudo e ensino Oficina de artes Trânsito - educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 28-Jun-2016 |
Referência: | ROCHA, Luísa Cristina Sant'anna Monteiro. O trânsito em arte: projeto de oficinas de artes inter-relacionadas com educação no trânsitos nas escolas do
Distrito Federal. 2015. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este projeto baseou-se na necessidade de falar com os jovens do terceiro ano do ensino médio sobre a educação no trânsito através de oficinas em sala de aula, usando-o como um tema interrelacionado ao currículo das aulas de artes nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Através do estudo feito sobre a legislação de trânsito, a legislação da educação brasileira e trabalhos
acadêmicos disponibilizados pela biblioteca do DETRAN-DF sobre o tema, foi vista a possibilidade de trabalho e que as leis possibilitam o seu ensino nas escolas. As oficinas de arte visam trabalhar as habilidades artísticas dos alunos estudando os elementos visuais utilizados nas sinalizações de
trânsito e associando-os com os elementos utilizados nas obras de arte das vanguardas européias, através de uma metodologia baseada nos estudos de Rudolf Arnheim, Donis A. Dondis, na teoria da Gestalt e na semiótica. Estas oficinas também têm como objetivo trabalhar com o senso crítico dos
alunos em relação à segurança comunitária, seus deveres como pedestres e futuros condutores. Por meio deste projeto de oficinas artísticas, acredita-se na conscientização dos jovens sobre os riscos de acidentes de trânsito, a importância das sinalizações para pedestres e motoristas, o incentivo à criatividade e ao mesmo tempo a sua preparação para os estudos posteriores. |
Abstract: | This project was based in the need to talk to the high school students about traffic education
through art workshops in the classrooms, using it like an interrelated theme to arts class curriculum
of public and private schools from Distrito Federal. Through the studies about traffic legislation,
the Brazilian education legislation and avaliable academic works by DETRAN-DF library about
the theme, was seen the possibility of work and the laws allows your education in the schools. The
arts workshops aim work the artistic skills of students studying the visual elements used in the
traffic signaling and associating with the elements used in the Avant-garde arts, through a
methodology based in the studies of Rudolf Arnheim, Donis A. Dondis, in Gestalt theory and
semiótics. These workshops aim too work the critic sense of the students in relation about comunity
security, their duties as citizens and future drivers. By this arts workshops project, it's believed in
the awareness about the traffic accident risks, the the importance of signaling to the pedestrians
and drivers, the incentive to the creative and at the same times their preparing to the future studies. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|