Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13444
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MichellViudesGarciaMartins_PauloTakeoKomatsu.pdf3,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicativo para cálculo de demandas segundo as normas de distribuição da CEB e dimensionamentos básicos
Autor(es): Martins, Michell Viudes Garcia
Komatsu, Paulo Takeo
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Energia elétrica - distribuição
Instalações elétricas
Data de apresentação: Set-2013
Data de publicação: 28-Jun-2016
Referência: MARTINS, Michell Viudes Garcia; KOMATSU, Paulo Takeo. Aplicativo para cálculo de demandas segundo as normas de distribuição da CEB e dimensionamentos básicos. 2013. xi, 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Um cálculo de demanda bem estimado é fundamental para qualquer projeto elétrico, tanto do ponto de vista econômico quanto da segurança das instalações elétricas. Se for tomado como base um fator de demanda abaixo do necessário, ocorrerá um sub-dimensionamento do circuito considerado, colocando em risco a instalação. Por outro lado, uma demanda acima da necessária leva a um superdimensionamento, que para segurança é bom, porém penaliza o lado econômico. Este trabalho tem como objetivo aprimorar um aplicativo anterior para cálculo de demanda feito em Matlab. Desenvolvido em Microsoft Excel, o aplicativo para Cálculo de Demanda, foi elaborado seguindo as normas da Companhia Energética de Brasília (CEB) – NTD-6.01 -Fornecimento de energia elétrica em tensão secundária a Unidades Consumidoras Individuais, NTD-6.07 - Fornecimento em tensão secundária de distribuição a prédios de múltiplas unidades consumidoras, e NTD-6.05- Fornecimento de energia elétrica em tensão primária de distribuição. Além disso, fornece dados de dimensionamentos básicos de cabos elétricos segundo a ABNT NBR 5410- Instalações elétricas de baixa tensão. Tendo como finalidade o cálculo de demanda, tipo de fornecimento e dimensionamento básico de cabos elétricos para circuitos internos, este aplicativo visa ser intuitivo e de fácil manuseio, proporcionando um aumento da produtividade nos projetos de instalações elétrica. Possui ainda uma grande mobilidade, pois seu tamanho é menor do que outros aplicativos feitos em outras plataformas, e compatibilidade maior, já que é desenvolvido em Excel.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons