Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13438
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PedroPauloFigueiredoMendoncadeFreitas.pdf406,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ferramenta computacional para conversão de arquivos de entrada do ANAREDE para MATPOWER
Autor(es): Freitas, Pedro Paulo Figueiredo Mendonça de
Orientador(es): Freitas, Francisco Damasceno
Assunto: Sistemas de energia elétrica
Software ANAREDE
Programa MATPOWER
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 28-Jun-2016
Referência: FREITAS, Pedro Paulo Figueiredo Mendonça de. Ferramenta computacional para conversão de arquivos de entrada do ANAREDE para MATPOWER. 2013. xi, 67 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O estudo de sistemas de potência se torna cada vez mais complexo, sendo necessário o uso de ferramentas computacionais reconhecidos por sua precisão e rapidez de cálculo. O ANAREDE é um programa computacional utilizado profissionalmente no setor elétrico e muitas empresas do setor disponibilizam arquivos de casos referentes ao SIN em formato ANAREDE. Entretanto, devido ao alto custo, versões profissionais do software tornam-se inacessíveis por parte da comunidade acadêmica. Soluções alternativas gratuitas para o ANAREDE existem. Embora de menor complexidade, programas como o MATPOWER permitem que o usuário tenha acesso a simulações computacionais de Sistemas Elétricos de Potência. O objetivo deste trabalho é elaborar uma ferramenta capaz de converter arquivos em formato ANAREDE para serem simulados no MATPOWER. Assim, é possível, por exemplo, efetuar simulações de fluxo de potência de casos do SIN. A ferramenta de conversão é criada utilizando o Microsoft Excel e a linguagem de programação VBA. Arquivos formatados para o ANAREDE são convertidos e simulados no MATPOWER. Os resultados são então comparados para se verificar a equivalência dos aplicativos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons