Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13429
Título: | O estudante com discalculia e as contribuições das práticas pedagógicas inovadoras |
Autor(es): | Cohen, Thaís Cristina Fontes |
Orientador(es): | Orrú, Sílvia Ester |
Assunto: | Aprendizagem Aprendizagem - dificuldades Práticas pedagógicas Discalculia |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 27-Jun-2016 |
Referência: | COHEN, Thaís Cristina Fontes. O estudante com discalculia e as contribuições das práticas pedagógicas inovadoras. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | As habilidades matemáticas fazem parte do dia a dia dos seres humanos. Todavia, existem indivíduos que apresentam profundas dificuldades no aprendizado dessas habilidades. Dentre eles, há aqueles que apresentam a discalculia. As pessoas com discalculia apresentam dificuldades, em especial, com questões de aritmética e habilidades que são utilizadas para a realização de operações matemáticas. Algumas características da estrutura tradicional da escola podem contribuir negativamente para o desenvolvimento dos estudantes com discalculia. Por isso, este trabalho buscou analisar as possibilidades de práticas pedagógicas inovadoras que possam contribuir para o aprendizado dos estudantes com discalculia. A pesquisa utilizou o método qualitativo. Fundamentadas na literatura sobre os temas, as entrevistas foram realizadas com dois professores universitários que trabalham com perspectivas de ensino que rompem com as características tradicionais da escola. Buscou-se refletir sobre as práticas pedagógicas com alunos com discalculia, das quais o professor deve se utilizar para contribuir com o aprendizado do aluno. Ao considerar o referencial teórico e as entrevistas percebe-se a necessidade de repensar as práticas pedagógicas com o objetivo de o aluno se tornar agente de seu conhecimento. Por esse motivo, a postura do professor deve ser de buscar proporcionar um espaço de ação do aluno de maneira significativa com a mediação do conhecimento em situações contextualizadas. O professor deve, também, estar atento às singularidades de cada estudante para trabalhar de acordo com as suas realidades. |
Abstract: | Mathematical skills are part of the daily lives of humans. However, there are individuals who have deep difficulties in learning these skills. Among them, there are those who have dyscalculia. People with dyscalculia particularly struggle in arithmetic skills and abilities that are used to perform mathematical operations. Some characteristics of the traditional education system can negatively contribute to the development of students with dyscalculia. Therefore, this study aimed to analyze the possibilities of innovative pedagogical practices that can contribute to the learning of students with dyscalculia. The research used the qualitative method. Based on the literature review, interviews were conducted with two faculty members who work with teaching perspectives that break with the traditional education system. The goal was to investigate teaching practices for students with dyscalculia, which the teacher should use to contribute to student learning. When considering the theoretical background and the interviews we grasped the need to rethink the pedagogical practices that encourage the student to become his agent of knowledge. Therefore, the attitude of the teacher should be to provide a proper teaching environment for the student managing knowledge in contextualized situations. The teacher must also be perceptive to the individualities of each student, working in support of his realities. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons