Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NatáliaMeloCintra.pdf390,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização do custeio baseado em atividades como modelagem de custeio para o teste de função pulmonar no Hospital Universitário de Brasília entre o período 2014-2015
Autor(es): Cintra, Natália Melo
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Custeio baseado em atividades (ABC) (Contabilidade)
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Contabilidade de custo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Jun-2016
Referência: CINTRA, Natália Melo. A utilização do custeio baseado em atividades como modelagem de custeio para o teste de função pulmonar no Hospital Universitário de Brasília entre o período 2014-2015. 2015. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com o crescimento e especialização dos mercados de serviços, o gerenciamento de custos ganhou maior relevância na manutenção da competitividade das organizações. Tal fato pode ser explicado pela necessidade de se reduzir os custos a fim de se buscar a potencialização do lucro, sem que haja o comprometimento da qualidade dos serviços ofertados. Nesse cenário, as metodologias de custeio, em particular o Sistema Baseado em Atividades (ABC), se tornam uma poderosa ferramenta de auxílio nas decisões gerenciais e otimização dos lucros. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo verificar a viabilidade de utilização da modelagem de custeio ABC na consecução do teste de função pulmonar, por ser esse um dos procedimentos mais utilizados nos hospitais atualmente. Assim sendo, realizou-se entrevista com profissionais do Hospital Universitário de Brasília entre o final de 2014 e começo de 2015. Os resultados obtidos demonstram que ainda não existe um controle eficiente dos recursos despendidos na realização do teste abordado, não sendo possível assim, determinar com fidedignidade os custos da unidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons