Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13365
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RosildaAlvesCoutinho.pdf2,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mitos e lendas e as possibilidades do trabalho interdisciplinar na escola da Comunidade São José
Autor(es): Coutinho, Rosilda Alves
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Mitologia brasileira
Mito
Lendas
Cultura popular
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 14-Jun-2016
Referência: COUTINHO, Rosilda Alves. Mitos e lendas e as possibilidades do trabalho interdisciplinar na escola da Comunidade São José. 2015. 90 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O presente estudo investigou como os mitos e lendas podem ser trabalhos numa perspectiva interdisciplinar no ensino de ciências nas escolas do campo da comunidade São José, Cavalcante – Goiás. A fim de identificar as relações das histórias míticas com o ensino de ciências, abordando temas das comunidades tradicionais e do conhecimento antropológico desde tempos remotos da história da humanidade até os dias atuais, preservando assim a história, memória e identidade de um povo. Através da pesquisa-ação foram desenvolvidas várias aulas interdisciplinares sobre mitos e lendas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na escola Calunga I – Extensão João de Deus Coutinho. Percebemos a relevância dos mitos e lendas para o ensino de ciências, valorizando as culturas locais. O intuito foi identificar como a escola vê e como ela trabalha esse saber tradicional. Revela como os estudantes vêem este tipo de ensino na escola do campo. Consideramos que os modelos de ensino da educação estão sendo limitados pelo currículo, porém há outras formas de se desenvolver atividades diferenciadas e manter os alunos interessados e conhecedor de sua própria história. Este trabalho permitiu chegar a conclusão que os mitos e lendas são saberes antropológicos de suma importância para as próximas gerações, visando o desenvolvimento do trabalho multidisciplinar nas Escolas do Campo. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigates how the myths and legends can work in an interdisciplinary perspective in science teaching in community field schools São José Cavalcante - Goiás. In order to identify the relationship of mythical stories with the the teaching of science, covering topics of traditional communities and anthropological knowledge since the earliest times of human history to the present day, thus preserving the history, memory and identity of a people. Through action research developed several interdisciplinary lectures on the myths and legends with students from 6th grade of elementary school in school Calunga I - Extension John of God Coutinho, we realized the significance of myths and legends to science education thus enhancing local cultures . The aim was to identify how the school and see how it works this traditional knowledge. Falls as students see this kind of education in the school field. Believes that education teaching models are being limited by the curriculum, however there are other ways to develop different activities and maintain the radiant students and knowledgeable of their own history. This work has lead to the following conclusion that myths and legends are anthropological knowledge of paramount importance for future generations for the development of multidisciplinary work in Rural Schools.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons