Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13356
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ArthurRicardoOliveiradaVeiga.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efetividade da técnica de microondas para determinação do teor de umidade e avaliação da viabilidade de sementes de Enterolobium contortisiliquum (Vell.)
Autor(es): Veiga, Arthur Ricardo Oliveira da
Orientador(es): Martins, Ildeu Soares
Coorientador(es): Matos, Juliana Martins de Mesquita
Assunto: Germinação
Sementes - qualidade
Sementes - secagem
Data de apresentação: 4-Dez-2015
Data de publicação: 13-Jun-2016
Referência: VEIGA, Arthur Ricardo Oliveira da. Efetividade da técnica de microondas para determinação do teor de umidade e avaliação da viabilidade de sementes de Enterolobium contortisiliquum (Vell.). 2015. iv, 16 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A utilização de métodos rápidos e eficientes para a determinação da qualidade e vigor de sementes pode auxiliar na preservação de espécies florestais e na tomada de decisão na hora de colheita, armazenamento e comercialização de semente. O presente trabalho teve como objetivo verificar a efetividade da determinação da umidade dassementes através do micro-ondas, comparado ao método de estufa a 105°C/24 horas, empregando-se diferentes tempos de secagem; assim como avaliar a relação entre o teste de condutividade elétrica e de germinação para a determinação do vigor das sementes Enterolobium contortisiliquum. Observou-se que os testes em forno microondas não foram eficientes na determinação do grau de umidade das sementes da espécie objeto deste trabalho. Com relação à germinação e o teste de condutividade elétrica, verifica-se que há uma relação inversa entre os mesmos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons