Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13354
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JaineAparecidaSantanaSoares.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos no ensino de química para a educação do campo : projeto de um jogo da memória para abordar a tabela periódica
Autor(es): Soares, Jaine Aparecida Santana
Orientador(es): Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
Assunto: Educação do campo
Química - estudo e ensino
Jogos educativos
Data de apresentação: 26-Nov-2015
Data de publicação: 13-Jun-2016
Referência: SOARES, Jaine Aparecida Santana. Jogos no ensino de química para a educação do campo: projeto de um jogo da memória para abordar a tabela periódica. 2015. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O presente trabalho está baseado no estudo relacionado ao uso de jogos didáticos no ensino de Química para a Educação do Campo, com a confecção de um jogo da memória que aborde a tabela periódica. No ensino de Química, os jogos têm ganhado espaço nos últimos anos, mas é necessário que a utilização desses recursos seja pensada e planejada. A partir do levantamento bibliográfico sobre as práticas pedagógicas no ensino de Química e da realidade dos educandos, o objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo didático para o primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Lindolfo Mendes da Cunha – GO e da comunidade Passa Três – GO voltado para o ensino de química, com ênfase na familiarização dos educandos com a tabela periódica. Com a aplicação do jogo verificamos que é possível entender a importância dos jogos no processo educativo, e como eles facilitam a integração e a sociabilidade dos educandos, e também desperta o interesse pelo lúdico e pela brincadeira.
Abstract: This work is based on the study related to the use of educational games in the teaching of chemistry for Rural Education, with the making of a memory game that addresses the periodic table. In teaching chemistry, the games have gained ground in recent years, but it is necessary that the use of these resources be considered and planned. From the literature on the pedagogical practices in teaching chemistry and the reality of the students, the objective of this work is to develop an educational game for the first year of high school from the State College Lindolfo Mendes da Cunha - GO and community Passes Three - GO facing the teaching of chemistry, with an emphasis on familiarizing students with the periodic table.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons