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Título: Reflexões sobre o ensino regular e o ensino especial na educação de jovens e adultos
Autor(es): Chrissante, Caroline Poly
Orientador(es): Fiorentini, Leda Maria Rangearo
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação especial
Material didático
Data de apresentação: 6-Mar-2015
Data de publicação: 13-Jun-2016
Referência: CHRISSANTE, Caroline Poly. Reflexões sobre o ensino regular e o ensino especial na educação de jovens e adultos. 2015. 74 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Buscou-se com esta pesquisa refletir sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos, as estratégias didáticas utilizadas para superá-las e como a didática utilizada no ensino especializado poderia contribuir no ensino regular de jovens e adultos. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, iniciada por meio de observações sobre as escolas, suas propostas pedagógicas, ambientes, modos de funcionamento, atividades de sala de aula, trabalhos docentes e discentes, o que posteriormente foi sendo modificado para observação participante e atividades de docência supervisionada. Esta pesquisa surgiu pela necessidade de buscar-se novos métodos didáticos para a Educação de Jovens e Adultos, e uma forma disto ocorrer foi buscando suporte nas práticas educacionais utilizadas em uma Instituição de Ensino para Jovens e Adultos com Deficiência, onde os alunos participam de turmas reduzidas, com carteiras dispostas de forma distinta, com materiais didáticos desenvolvidos de acordo com as necessidades dos alunos e por isso estes educandos conseguem ter um processo de ensino e apredizagem bastante rico. E também nas práticas educacionais utilizadas em uma escola regular de jovens e adultos, nas suas condições usuais de funcionamento quanto ao número de alunos por turma e metodologias usadas pelos professores. Diante dessas diferentes realidades, foi possível observar que a prática educativa utilizada no ensino de jovens e adultos em uma escola especial pode contribuir para melhorar a relação de ensino-aprendizagem do ensino regular de jovens e adultos, promovendo-se adaptações em estratégias didáticas e modos de ofertar e realizar atividades curriculares. A mudança das estratégias de ensino inclui alterações de postura dos participantes, produção de materiais específicos para a EJA e mudança da disposição das carteiras para uma maior proximidade dos alunos com o educador, entre outros procedimentos definidos no decorrer do trabalho. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research tried to reflect on the difficulties of student learning, teaching strategies to overcome them and that training used in specialized education could help in mainstream education of youth and adults. Was used the qualitative approach, initiated by comments on schools, their pedagogical proposals, environments, modes of operation, classroom activities, teachers and students work, which was subsequently modified to participant observation and activities of supervised teaching. This research came up the need to look to new teaching methods for Youth and Adults, and this way occur was seeking support in educational practices used in an educational institution for Youth and Adults with Disabilities, where students attend classes reduced, with portfolios arranged differently, with teaching materials developed according to the needs of students and so these students can have a process of teaching and learning programs very rich. And also in educational practices used on a regular school youth and adults in their usual operating conditions on the number of students per class and methodologies used by the teachers. Given these different realities, it was observed that the educational practice used in teaching young people and adults in a special school can help to improve the teaching-learning relationship of mainstream education for youth and adults, promoting adaptations in teaching strategies and ways of offering and perform curricular activities. The change teaching strategies includes posture changes of the participants, production of specific materials for adult education and change the arrangement of portfolios for greater proximity of students with the teacher, among other procedures defined in this work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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