Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CaioViniciusAlecrimSouza.pdf230 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Resposta da qualidade fisiológica de sementes de soja armazenadas com diferentes teores de água, resfriadas ou não
Autor(es): Souza, Caio Vinicius Alecrim
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Sementes - qualidade
Soja - sementes
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 13-Jun-2016
Referência: SOUZA, Caio Vinicius Alecrim. Resposta da qualidade fisiológica de sementes de soja armazenadas com diferentes teores de água, resfriadas ou não. 2015. iv, 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Testes de vigor detectam diferenças significativas na qualidade fisiológica de sementes de maneira prática e rápida. Desta maneira o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade fisiológica (germinação e vigor) de lotes de sementes de soja armazenadas com diferentes teores de água, resfriadas ou não resfriadas. Foram utilizados lotes de sementes de soja da cultivar Nidera NA 5909 RG, oriundos da empresa WB Sementes, da safra 2014-2015, com três meses de armazenamento. O Experimento 1 foi formado pelos lotes 92, 93 e 94 apresentando teor de água de 9,5 a 9,6% que ficaram armazenados na condição de 25 °C e umidade relativa de 40-60% e os lotes 95, 96, 97 apresentando teor de água de 12,8 a 13,6% foram obtidos na condição de armazenamento com 25 °C e umidade relativa de 60-80% durante os três meses de armazenamento. O Experimento 2 no momento do ensacamento os lotes 1, 2 e 3 sofreram resfriamento a 14 °C das sementes e os lotes 4, 5 e 6 tiveram as sementes ensacadas sem resfriamento com temperatura de 24 °C ficando três meses armazenados nessas condições. Nas avaliações da qualidade das sementes foram realizados os seguintes testes: determinação do teor de água antes e após o envelhecimento acelerado, teste padrão de germinação, peso de matéria verde e peso de matéria seca, teste de envelhecimento acelerado, teste de condutividade elétrica, emergência de plântulas em campo e índice de velocidade de emergência. Na análise estatística utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade. Pela interpretação dos resultados conclui-se que o teor de água das sementes de soja, tanto baixo (9,5% a 9,6%) como alto (12,8% a 13,6%), não influencia a perda da qualidade fisiológica das sementes em períodos de até três meses de armazenamento e sementes de soja resfriadas ou não resfriadas não apresentam perdas significativas da qualidade fisiológica no mesmo período de armazenamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons