Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13341
Título: | Relação professor-aluno : o que pensam professores e alunos? |
Autor(es): | Severo, Lara Sady |
Orientador(es): | Silva, Delano Moody Simões da |
Assunto: | Ensino fundamental Análise de interação em educação Professores e alunos |
Data de apresentação: | 1-Dez-2015 |
Data de publicação: | 10-Jun-2016 |
Referência: | SEVERO, Lara Sady. Relação professor-aluno: o que pensam professores e alunos?. 2015. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. |
Resumo: | As relações interpessoais envolvendo educação e costumes distintos podem causar sucesso ou adversidades. Isso pode ser vista na relação de professores para com os seus alunos no âmbito escolar. Para entender essa relação foi aplicado um questionário para investigar a percepção de professores e alunos sobre a relação professor-aluno em turmas de Ensino Fundamental em uma escola em Sobradinho-DF. Verificou-se que os professores reconhecem que o seu papel em sala de aula é de mediador e este sente falta do interesse do aluno nos estudos. Já os alunos relatam que o incentivo dos professores, a presença da afetividade, do diálogo e novas metodologias de ensino ajudam na aprendizagem. Apesar de ocorrer ainda algumas divergências na relação professor-aluno, o professor é reconhecido como peça fundamental no processo ensino-aprendizagem e grande formador de cidadãos críticos. ______________________________________________________________________ ABSTRACT Interpersonal relationships involving education and different customs can cause success or adversity. This can be seen in teacher relationship with their students in the school. To understand this relationship was applied a questionnaire to investigate the perception of teachers and students about the student-teacher relationship in primary education classes at a school in Sobradinho-DF. It was found that teachers recognize their role in the classroom is a mediator and this misses the student's interest in studies. Thestudents reports that encouragement, the presence of affection and dialogue, and new teaching methods help a lot in learning. Despite still occur some differences in the teacher-student relationship, the teacher is recognized as a key teaching-learning process and a great trainer of critical citizens. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.