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dc.contributor.advisorTrindade, Marisa Cardoso-
dc.contributor.authorMoreira, Mauracilene Serafim-
dc.identifier.citationMOREIRA, Mauracilene Serafim. Inclusão social na Universidade de Brasília - UnB: o PPNE como intermediador desta inserção. 2010. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como principal objetivo colher dados para a identificação e análises que sejam capazes de aferir sobre o processo da Educação Inclusiva dos alunos com necessidades especiais na UnB e especificamente conceituar Inclusão Educativa; discorrer sobre os aspectos legais referentes às Leis e Normas da Inclusão Social no Brasil; identificar as dificuldades com que os alunos portadores de necessidades especiais na UnB se deparam, além de identificar como a UnB trabalha o processo de inclusão educativa no ensino superior. O trabalho realizado se dividiu em dois momentos, primeiramente por meio de uma pesquisa com o coordenador do PPNE e seu substituto; e professores do quadro da UnB. Foi elaborado um roteiro de entrevista dividido em duas partes no qual elenca questões sócio-demográficas e questões investigativas. Participaram deste universo o coordenador e seu substituto no primeiro momento e no segundo, os professores, num total de 3 entrevistados no perfil pretendido. A pesquisa exploratória visou pesquisar se os professores que atendem ao aluno com necessidades especiais estão preparados e engajados neste processo e se o Plano de Apoio das Pessoas com Necessidades Especiais – PPNE, da Instituição, tem atuado e direcionado ações a partir de sugestões daqueles alunos, em trabalhos anteriores a este. Ou seja, saber se os dados coletados anteriormente estão sendo tratados, no âmbito da Instituição e para pessoas com necessidades especiais, e se as ações então sugeridas foram implantadas ou atendidas, segundo os objetivos do PPNE. Pôde-se concluir, ao final deste trabalho, que os objetivos da pesquisa foram totalmente atingidos e que os resultados obtidos demonstraram-se contraditórios, quando um professor alega as ações muito mais frequentemente e o outro muito raramente, além de um alegar total desconhecimento das ações do PPNE, são conflitantes estes dois mundos distintos dentro da UnB. Também pôde-se perceber divergências nas respostas da coordenação do PPNE, onde se esperava não haver mais divergências de entendimento do que convergências e sintonia para fortalecer as ações, deduzindo-se que como instituição organizacional, o PPNE também necessita de ajustes. Concluiu-se sobre a existência de uma dicotomia entre a inclusão social na universidade e as políticas públicas, onde na teoria tudo funciona, mas na prática, é onde se mostram as dificuldades de implantação da educação especial no ensino superior. Portanto, o estudo levantado respondeu satisfatoriamente ao seu intuito inicial e, ainda, sugere ações futuras para a melhoria do ensino-aprendizagem das pessoas com necessidades especiais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.subject.keywordPrograma de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE)en
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordProfessores universitáriosen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)en
dc.titleInclusão social na Universidade de Brasília - UnB : o PPNE como intermediador desta inserçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2010-12-07T10:50:48Z-
dc.date.available2010-12-07T10:50:48Z-
dc.date.issued2010-12-07T10:50:48Z-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1332-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1332pt_BR
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