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Título: Violência escolar : um estudo sobre a percepção dos professores de uma escola pública pública de Sobradinho-DF
Autor(es): Queiroz, Phelipe Gomes
Orientador(es): Paiva, Olgamir Amância Ferreira de
Assunto: Violência na escola
Professores e alunos
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 9-Jun-2016
Referência: QUEIROZ, Phelipe Gomes. Violência escolar: um estudo sobre a percepção dos professores de uma escola pública pública de Sobradinho-DF. 2015. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: A violência é um fenômeno social presente na escola e que se manifestade diferentes formas, entretanto a sua percepção não é sempre de imediato. Esse trabalho foi realizado para analisar a violência praticada contra o professor, nesse sentido buscou-se apreender a percepção dos professores acerca da violência escolar. Para a elaboração deste trabalho foi utilizado um método qualitativo com a entrevista semi-estruturada como instrumento de pesquisa. Do trabalho adveio o entendimento que os professores notam que existe violência escolar, mas não na escola estudada, e quando são pedidos para relatar casos de violência há uma notória naturalização dela por parte deles. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Violence is a social phenomenon seen at school and manifested in different ways, however its perception is not always immediate. This paper was realized to analyze violence against the teacher, therefore teacher’s perception about school violence was studied. For this paper’s elaboration it was used a qualitative method with semi-structured interviews as instrument of research. From this study it was understood that teachers notice school violence, but not in their school. When they are asked to report cases of violence there is a notorious naturalization from them.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
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