Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MauracileneSerafimMoreira.pdf411,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão social na Universidade de Brasília - UnB : o PPNE como intermediador desta inserção
Autor(es): Moreira, Mauracilene Serafim
Orientador(es): Trindade, Marisa Cardoso
Assunto: Estudantes deficientes
Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE)
Inclusão social
Educação inclusiva
Professores universitários
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 7-Dez-2010
Referência: MOREIRA, Mauracilene Serafim. Inclusão social na Universidade de Brasília - UnB: o PPNE como intermediador desta inserção. 2010. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo colher dados para a identificação e análises que sejam capazes de aferir sobre o processo da Educação Inclusiva dos alunos com necessidades especiais na UnB e especificamente conceituar Inclusão Educativa; discorrer sobre os aspectos legais referentes às Leis e Normas da Inclusão Social no Brasil; identificar as dificuldades com que os alunos portadores de necessidades especiais na UnB se deparam, além de identificar como a UnB trabalha o processo de inclusão educativa no ensino superior. O trabalho realizado se dividiu em dois momentos, primeiramente por meio de uma pesquisa com o coordenador do PPNE e seu substituto; e professores do quadro da UnB. Foi elaborado um roteiro de entrevista dividido em duas partes no qual elenca questões sócio-demográficas e questões investigativas. Participaram deste universo o coordenador e seu substituto no primeiro momento e no segundo, os professores, num total de 3 entrevistados no perfil pretendido. A pesquisa exploratória visou pesquisar se os professores que atendem ao aluno com necessidades especiais estão preparados e engajados neste processo e se o Plano de Apoio das Pessoas com Necessidades Especiais – PPNE, da Instituição, tem atuado e direcionado ações a partir de sugestões daqueles alunos, em trabalhos anteriores a este. Ou seja, saber se os dados coletados anteriormente estão sendo tratados, no âmbito da Instituição e para pessoas com necessidades especiais, e se as ações então sugeridas foram implantadas ou atendidas, segundo os objetivos do PPNE. Pôde-se concluir, ao final deste trabalho, que os objetivos da pesquisa foram totalmente atingidos e que os resultados obtidos demonstraram-se contraditórios, quando um professor alega as ações muito mais frequentemente e o outro muito raramente, além de um alegar total desconhecimento das ações do PPNE, são conflitantes estes dois mundos distintos dentro da UnB. Também pôde-se perceber divergências nas respostas da coordenação do PPNE, onde se esperava não haver mais divergências de entendimento do que convergências e sintonia para fortalecer as ações, deduzindo-se que como instituição organizacional, o PPNE também necessita de ajustes. Concluiu-se sobre a existência de uma dicotomia entre a inclusão social na universidade e as políticas públicas, onde na teoria tudo funciona, mas na prática, é onde se mostram as dificuldades de implantação da educação especial no ensino superior. Portanto, o estudo levantado respondeu satisfatoriamente ao seu intuito inicial e, ainda, sugere ações futuras para a melhoria do ensino-aprendizagem das pessoas com necessidades especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1332
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.