Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13319
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaAparecidaPaulinodosSantos.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O conhecimento tradicional das plantas medicinais e a escola do campo no Engenho II, Cavalcante - GO
Autor(es): Santos, Maria Aparecida Paulino dos
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Plantas medicinais
Medicina popular
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Jun-2016
Referência: SANTOS, Maria Aparecida Paulino dos. O conhecimento tradicional das plantas medicinais e a escola do campo no Engenho II, Cavalcante - GO. 2015. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo registrar os conhecimentos tradicionais no que se refere ao uso de plantas medicinais na comunidade kalunga Engenho II, localizada no município de Cavalcante-GO. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de três etapas ou momentos que buscaram a coleta intensiva de dados junto a pessoas da localidade. A primeira etapa foi constituída pela realização de uma entrevista junto a idosos e a pessoas da referida comunidade que possuem conhecimentos tradicionais sobre plantas e sobre suas funções medicinais.Na segunda etapa, foi realizada uma pesquisa junto a professores da Escola Joselina Francisco Maia para detectar a forma pela qual o ensino local trabalha esta forma de conhecimento nas aulas com crianças e jovens. E por último foi realizada uma atividade de intervenção, constituída por uma roda de conversa que procurou estudar três temas específicos direcionados ao diálogo entre um representante da comunidade (um raizeiro idoso) com jovens estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da1ª série do ensino médio. Muitas foram às descobertas, tais como: as plantas medicinais existentes na localidade pesquisada, os saberes das pessoas idosas, as possibilidades de diálogo a partir de rodas de conversas entre a geração mais antiga com a geração mais jovem sobre o uso das plantas medicinais. E a partir dos diálogos e as entrevistas foi possível elaborar duas tabelas sobre o uso de plantas medicinais na comunidade kalunga Engenho II. E também registra a preocupação de algumas pessoas idosas entrevistadas sobre a diminuição do uso das plantas medicinais como medicamento pelos moradores da comunidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons