Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1329
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JoelderAlvesdaSilva.pdf545,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Logística de armazenagem intermediária no setor público : estudo de uma secretaria da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Joelder Alves da
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Universidades e faculdades - administração
Administração de materiais
Logística
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 6-Dez-2010
Referência: SILVA, Joelder Alves da. Logística de armazenagem intermediária no setor público: estudo de uma secretaria da Universidade de Brasília. 2010. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A gestão de recursos materiais na administração pública propiciou a avaliação do impacto da logística de armazenagem intermediária de uma unidade ou setor, que visa atender suas necessidades e de suas subunidades, para atender as necessidades dos clientes finais, e como poderia ser sua forma de gestão. Tem como objetivos específicos conhecer o tempo efetivo do pedido e os setores de armazenagem, identificar o fluxo da cadeia logística interna, acompanhar os procedimentos da logística reversa e verificar se o modelo logístico está atendendo às necessidades, diagnosticando os problemas ocorrentes durante o exercício. O almoxarifado intermediário exerce um papel importante no processo logístico, pois ao guardar certas quantidades de recursos materiais, proporciona um rápido atendimento às suas necessidades e às das subunidades de modo a não interromper as atividades devido a eventuais falhas de fornecimento por parte da central. A pesquisa foi realizada em um órgão público da administração indireta, a Fundação Universidade de Brasília, sediada no Distrito Federal e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas em grupo. Participaram da pesquisa, funcionários terceirizados e servidores do quadro permanente da instituição, integrantes do corpo operacional/gerencial do almoxarifado central, intermediário, localizado na SAA (Secretaria de Administração Acadêmica) e dos postos avançados, subunidades vinculadas administrativamente a essa Secretaria. Os dados obtidos foram reunidos em quadros com o objetivo de facilitar a análise de forma isolada e agrupada, possibilitando as comparações e relações entre elas, que corroboraram para melhor visibilidade da real importância que uma armazenagem intermediária exerce dentro de uma cadeia logística interna e como os seus aspectos de gestão influenciam na eficiência das atividades. Verifica-se que a armazenagem intermediária exerce o importante papel de suprir as lacunas existentes no processo logístico institucional e que não é viável as subunidades realizarem seus pedidos junto ao almoxarifado Central. Tal estudo contribui ainda, para uma discussão sobre a necessidade de se implementar uma logística de armazenagem intermediária, tanto nos órgãos públicos quanto em qualquer outra organização que apresente tal estruturação, e o quanto essa metodologia pode vir a influenciar as políticas de administração da produção, materiais e logística.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1329
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.