Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1328
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf664,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Rodrigues, Jansen Roger Sousa
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Tecnologia da informação
Hospitais - administração
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 6-Dez-2010
Referência: RODRIGUES, Jansen Roger Sousa. Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A tecnologia da informação (TI) pode ser considerada a mais recente e influente das tecnologias inseridas na sociedade, trazendo consigo uma série de impactos bem como a necessidade de pesquisas para o melhor entendimento desse novo fenômeno. O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos colaboradores do HUB. Foi realizada revisão teórica, a fim de identificar as dimensões relativas ao impacto da TI no trabalho na literatura acadêmica para o melhor entendimento da pesquisa em sua totalidade. O método de investigação utilizado foi o quantitativo através do levantamento de dados (survey). Foram selecionados 75 colaboradores da instituição para responder o questionário. O critério para escolha dessa foi que os respondentes teriam que utilizar o sistema há, no mínimo, um ano. O instrumento foi composto por perguntas fechadas, em linguagem apropriada aos participantes e estruturadas em uma escala tipo Likert, variando de 1 a 5 pontos itens de caracterização dos participantes e um campo para os participantes exporem livremente informações que julgassem relevantes. Para tanto, foi utilizada a escala denominada Avaliação do Impacto da TI no Trabalho que foi elaborada e validada por Lucht, Hoppen e Maçada (2007). A pesquisa alcançou resultados que mostraram a necessidade de uma maior integração entre os usuários e os setores de desenvolvimento do sistema e ajustes nas políticas de TI do órgão estudado, especialmente no tocante aos fatores Inovação, Satisfação do Usuário e Decisão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1328
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.