Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13260
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClaricePereiradeJesus.pdf839,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relato de experiência no PIBID-teatro UnB em uma escola pública de ensino médio no Distrito Federal
Autor(es): Jesus, Clarice Pereira de
Orientador(es): Costa, Clarice da Silva
Assunto: Ensino médio - Distrito Federal
Artes cênicas
Artes cênicas - ensino
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Jun-2016
Referência: JESUS, Clarice Pereira de. Relato de experiência no PIBID-teatro UnB em uma escola pública de ensino médio no Distrito Federal. 2015. 29 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo possibilitar alunos sem experiência, no campo de teatro, e ter contato com a arte teatral, agregando valores culturais tanto na prática quanto na teoria. O trabalho discorre sobre uma montagem teatral para o ensino médio, levando e adquirindo experiência na pratica pedagógica. Em 2003 tive o privilégio de voltar aos estudos e assim concluir o ensino básico pelo EJA (Educação para Jovens e Adultos) noturno, dando inicio no 2º ano do ensino fundamental aos 42 anos e hoje aos 54 anos, estou concluindo minha graduação no ensino superior pela Universidade de Brasília. Foi uma trajetória de muitas lutas e de muitas conquistas durante todo esse período que passei em sala de aula. A escola me incentivou a prosseguir, e nunca desanimar, não estagnando na vida, e nem achando que apenas ter o ensino básico completo era o suficiente, a escola de ensino básico não me auxiliou somente a chegar á Universidade, também a me conhecer e fazer amizades com pessoas maravilhosas, amizades estas pelo a qual eu cultivo até então. Um dos pontos positivos do EJA noturno, ao qual eu cursei, foram às não diferenças entre classes sociais, ali todos falavam a mesma língua, e todos estavam em busca de um só objetivo, a recuperação do tempo perdido, a retomada dos estudos, que pela falta de oportunidade, foram deixados para trás. Já na Universidade tive a oportunidade de voltar a essa mesma escola para realização do meu estágio I onde fui muito bem recebida pela a escola. A Universidade me proporcionou muitos encantos e muitos desencantos. Como eu havia acabado de vir de uma escola onde a realidade era totalmente diferente de uma Universidade, houve vários choques e resistências em relação a minha pessoa como choque de ideologias culturais, sociais, econômicas e até mesmo físico. Em relação aos colegas em sala de aula, existiu uma complexidade na realização dos trabalhos em grupo e em duplas havendo certa resistência da parte deles para comigo, essa resistência muitas das vezes não eram sutis, pois me causaram certo desconforto, muitas vezes tinha dificuldade nos meus trabalhos por falta de grupo ou dupla para realização das atividades, sendo às vezes necessária a intervenção dos professores. Diante dessas rejeições pensei ate mesmo abandonar a universidade, mas permaneci firme até a conclusão do meu curso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons