Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1326
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DéboraBrasilMiranda.pdf628,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A caracterização do abuso sexual intrafamiliar de crianças no Distrito Federal, um olhar sobre as desigualdades
Autor(es): Miranda, Débora Brasil
Orientador(es): Leal, Maria Lúcia Pinto
Assunto: Crime sexual contra a criança
Adultocentrismo
Crianças e adolescentes
Data de apresentação: Set-2010
Data de publicação: 6-Dez-2010
Referência: MIRANDA, Débora Brasil. A caracterização do abuso sexual intrafamiliar de crianças no Distrito Federal, um olhar sobre as desigualdades. 2010. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O abuso sexual contra crianças e adolescentes vêm se configurando como um grave problema de saúde pública devido sua alta epidemiologia. Trata-se de um fenômeno que atinge crianças e adolescentes de todas as classes sociais e das mais diferentes idades. A mobilização em torno do tema tem crescido e a mídia tem se apresentado como um grande parceiro no enfrentamento do abuso sexual de crianças. Sabendo que o abuso sexual intrafamiliar não acontece alheio a uma relação de poder desigual, a questão de gênero e o conceito de adultocentrismo ajudam na compreensão da violação de direitos das crianças frente a abusadores. Este estudo apresenta a caracterização do abuso sexual intrafamiliar de crianças a partir da análise de processos da 1º Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, tendo por base as relações de poder envolvidas nesse fenômeno. Espera-se que os resultados da pesquisa possam subsidiar ações de enfrentamento e prevenção do abuso sexual contra crianças.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1326
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.