Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlineCardosoGoulart.pdf3,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise e otimização das rotas de distribuição dos produtos de uma empresa
Autor(es): Goulart, Aline Cardoso
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Transporte de mercadorias
Roteirização (Logística)
Logística empresarial
Data de apresentação: 3-Dez-2015
Data de publicação: 2-Jun-2016
Referência: GOULART, Aline Cardoso. Análise e otimização das rotas de distribuição dos produtos de uma empresa. 2015. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A logística vem assumindo um papel de elemento diferenciador para a melhoria da competitividade das empresas, ao permitir elevar o nível de serviços oferecido e ao mesmo tempo proporcionar condições que minimizem os custos de operação. Dentre as atividades da logística, ressalta-se a roteirização e programação como diferencial para garantir competitividade no mercado. Atualmente, existe no mercado uma grande oferta de softwares de roteirização. No entanto, o alto custo relacionado à implementação de um software destes acaba por inviabilizar sua implementação em pequenas e microempresas, perdendo competitividade para outras de médio e grande porte. Baseando-se nesta problemática, este trabalho, por meio de um estudo de caso, analisará a aplicabilidade da roteirização em pequenas empresas, a fim de que estas possam definir suas rotas e programar seus veículos de forma otimizada, não perdendo competitividade frente a médias e grandes empresas, em virtude de altos custos relacionados à aquisição de softwares específicos de roteirização. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
Logistics has gained increasingly importance in improving the competitiveness of companies by allowing raising the level of services offered and, at the same time, providing conditions to minimize operational costs. Among the logistics activities, the vehicle routing and scheduling can be highlighted as a differential in order to ensure market competitiveness. Currently, there is a wide range of routing software on the market. However, the high cost related to its implementation results in an unfeasible solution for micro and small businesses, which might lose competitiveness to medium and large ones. Therefore, by using a case study, this study will examine the applicability of routing in small businesses, in order to optimally define their routes and schedule their vehicles, without losing competitiveness to medium and large businesses due to the high costs related to the acquisition of specific routing software.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons