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https://bdm.unb.br/handle/10483/1323
Título: | Impactos das ações afirmativas educacionais nas trajetórias ocupacionais : um estudo com ex-estudantes cotistas graduados na UnB |
Autor(es): | Aragão, Talita Guimarães |
Orientador(es): | Yannoulas, Silvia Cristina |
Assunto: | Discriminação racial Sistema de cotas Programas de ação afirmativa Negros - emprego |
Data de apresentação: | Dez-2009 |
Data de publicação: | 6-Dez-2010 |
Referência: | ARAGÃO, Talita Guimarães. Impactos das ações afirmativas educacionais nas trajetórias ocupacionais: um estudo com ex-estudantes cotistas graduados na UnB. 2009. 59 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | A presente pesquisa investigou quais implicações a graduação em ensino superior pode suscitar para a trajetória de trabalho (ou laboral) de egressos cotistas, apontando questões como; distribuição dos ocupados segundo setor de atividade econômica, posição de ocupação e tipos de vínculos. Com base nos conceitos de raça e discriminação racial, foram analisadas as políticas de ação afirmativa implementadas na UnB e sua potencial relação com o mercado de trabalho. Procurou-se conhecer as trajetórias de ex-estudantes cotistas graduados na UnB, analisando os diversos aspectos que envolvem a formação educacional e a inserção ocupacional destes. Durante a pesquisa de campo, realizada nos meses de Agosto e Setembro de 2009, foram aplicados questionários mistos com seis egressos cotistas dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Comunicação Social e Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, sendo três do sexo masculino e três do sexo feminino. Identificou-se que a graduação no ensino superior confere ao egresso cotista uma maior autonomia para concorrer a postos de trabalho, tendo as dificuldades para contratação relacionadas à cor atenuadas pelo relevante grau de capacitação profissional. Outro aspecto evidenciado durante a pesquisa foi a existência de dificuldades associadas ao tema de cotas raciais na Universidade, pois os potenciais entrevistados demonstraram pouca motivação em participar de pesquisa na qual é preciso se identificar como cotista. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1323 |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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