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Título: Mitos e lendas na comunidade Diadema, Teresina-GO : apontamentos para o trabalho na Escola do Campo, em língua portuguesa do 2º ano
Autor(es): Santos, Maria Divina Farias dos
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Mito
Mitologia brasileira
Lendas
Cultura popular
Educação do campo
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 31-Mai-2016
Referência: SANTOS, Maria Divina Farias dos. Mitos e lendas na comunidade Diadema, Teresina-GO: apontamentos para o trabalho na Escola do Campo, em língua portuguesa do 2º ano. 2015. 40 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O estudo sobre mitos e lendas na comunidade Diadema, Teresina-GO: apontamentos para o trabalho na escola do campo têm como objetivo principal compreender a diversidade cultural do nosso povo, já que a comunidade apresenta uma visão particular e uma especificidade de vivência que contribuem para a valorização e preservação da sua cultura. Objetivamos, ainda, refletir sobre as potencialidades didáticas da utilização de mitos e lendas no processo de ensino e aprendizagem da história. Apresenta, antes de qualquer outra abordagem, uma clarificação dos conceitos de “mito” e “lenda”. Esta conceituação é essencial, pois a diversidade de conceitos que gravitam em torno das chamadas “narrativas ficcionais ou maravilhosas” é grande, e a teia conceitual, complexa. A importância deste trabalho se reflete em discutir sobre o reconhecimento do aluno como sujeito cultural, considerando o lugar de suas vivências no contexto escolar. Além disso, a pesquisa contribui com uma reflexão sobre determinados conhecimentos que mostram a forma como poder, as relações de interesse e, também, o mercado, presentes na esfera educacional. Metodologicamente, este trabalho adotou o tipo de pesquisa etnográfica. Na pesquisa etnográfica, o pesquisador faz uso das técnicas que tradicionalmente são associadas à etnografia, ou seja, a observação participante, a entrevista intensiva e análise de documentos. Atualmente, utilizamos a palavra “mito” para designar um conjunto muito amplo de fenômenos e ideias, assistindo-se, de certa forma, a uma banalização do termo. Diante disso, resulta-se uma dificuldade concreta em definir o que é o “mito” e aponta-se a necessidade de enquadrá-lo enquanto narração, isto é, gênero da literatura oral e/ou escrita que se debruça sobre o homem e o mundo. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study of myths and legends in the diadem community, Teresina-GO: notes for work in the field school have as main objective to understand the cultural diversity of our people, as the community has a particular vision and a specificity of experience contributing to the appreciation and preservation of their culture and still reflect on the didactic potential of the use of myths and legends in the teaching and learning of history requires, before any other approach, clarification of the concepts of "myth" and "legend". This clarification is essential because of the diversity of concepts that gravitate around the so-called "fictional narratives or wonderful" is great and the conceptual web, complex. The importance of this work is reflected in discussing the recognition of the student as a cultural subject, considering the place of their experiences in the school context and reflect on certain knowledge that show how power relations of interest and also the market interfere in the educational sphere. Methodologically, this paper adopted the kind of ethnographic research. Ethnographic research in the researcher makes use of techniques that are traditionally associated with ethnography, ie, participant observation intensive interview and document analysis. Currently, we use the word "myth" to describe a very wide range of phenomena and ideas, watching is somehow a trivialization of the term. It follows a real difficulty in defining what is a "myth" and the need for the frame while narration, that is, the oral literature gender and / or writing which focuses on man and the world.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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