Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13217
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JosyandersonKleuberPereiraMartinsdeAragao.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caderno Musical Batucagem : uma proposta de material didático
Autor(es): Aragão, Josyanderson Kleuber Pereira Martins de
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Música - instrução e estudo
Instrumentos de percussão
Material didático
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 31-Mai-2016
Referência: ARAGÃO, Josyanderson Kleuber Pereira Martins de. Caderno Musical Batucagem: uma proposta de material didático. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo geral apresentar o Caderno Musical Batucagem, seu conteúdo, estratégias e repertório desenvolvido no Programa Musicar, em Brazlândia, cidade do Distrito Federal. Uma experiência de extensão na prática docente e elaboração de material didático na Aprendizagem Musical. Os objetivos específicos deste trabalho apresentam: 1) os princípios e ideias que orientaram a organização do Caderno Musical; 2) os critérios e escolhas que orientaram a seleção do repertório e das atividades; 3) o processo de elaboração e execução do Caderno Musical, apontando seu potencial e suas limitações para o ensino de percussão. A revisão literária reflete aspectos ligados à metodologia de ensino; corporalidade e movimento; notação e onomatopeia. O trabalho apresenta uma análise das metodologias e didáticas contidas no Caderno Musical Batucagem. Os resultados obtidos foram positivos, e a metodologia e as didáticas usadas na elaboração e na criação dessa apostila apontaram novas reflexões e abordagens sobre a aprendizagem musical. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper has the objective to present the Musical Notebook Batucagem, content, strategies and repertoire developed in the extension program named MUSICAR from the University of Brasília, set in city of Brazlândia, Federal District, Brazil. An extension of experience in teaching practice and development of musical education methods. The specific objectives of this work are: 1 ) Principles and ideas that guide the musical notebook organization; 2) chosen criteria for repertoire and activities selection; 3) Process of the notebook elaboration and execution , appoaching it potencials and limitations applied on percussion instruments instruction. The literature review reflects aspects related to teaching methodology; corporeality and movement; notation, onomatopoeia and bibliographic references. The work also presents an analysis of the methodologies and didatic contained inthe notebook. The results were positive, and the methods used to create this notebook pointed new ideas and reflections about musical learning.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons