Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GarcinoReinaldodaSilva.pdf3,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Experimentação no ensino de química para a educação do campo : uma proposta de experimento com o uso de recursos alternativos
Autor(es): Silva, Garcino Reinaldo da
Orientador(es): Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
Assunto: Química - estudo e ensino
Educação do campo
Material didático
Data de apresentação: 2-Dez-2015
Data de publicação: 31-Mai-2016
Referência: SILVA, Garcino Reinaldo da. Experimentação no ensino de química para a educação do campo: uma proposta de experimento com o uso de recursos alternativos. 2015. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O trabalho a ser desenvolvido baseia-se no estudo relacionado ao uso da experimentação com o uso de materiais alternativos no ensino de Química para a Educação do Campo, na perspectiva da produção de um experimento que demonstre a teoria e que aborde a identificação de substâncias simples ou compostas; o reconhecimento das diferentes fases de uma substância e o estado físico da matéria; e que trabalhe também o conceito de densidade. Assim, o levantamento bibliográfico aqui apresentado aborda a função das atividades experimentais no ensino de Química, o objetivo de elaborar um experimento e o uso de materiais alternativos, para a prática em sala de aula dos educadores da comunidade. Além de apresentar um breve histórico sobre a educação do campo, bem como o relato de como foram as aulas experimentais com o uso de materiais alternativos em uma escola do campo. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is based on the study related to the use of experimentation with alternative materials in the teaching chemistry for Rural Education with a view to producing an experiment to demonstrate the theory and to address the identification of simple substances or compound; the recognition of different stages of a substance and the physical state of the matter; and also the concept of density. Thus, the literature presented here addresses the role of experimental activities in chemistry, teaching in order to draw up an experiment with the use of alternative materials to practice in the classroom of community educators. In addition we present a brief history of field education as well as the story of how there were experimental classes with the use of alternative materials on a field school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons