Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13214
Título: Lei 10.639/2003 : a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira e a formaçao d@ profess@r na educação básica nas escolas de Valparaizo- GO
Autor(es): Braga, Verônica Diano
Orientador(es): Gabriel, Alice de Barros
Assunto: Discriminação na educação
Educação
Cultura afro-brasileira
Professores - formação
Data de apresentação: 28-Jun-2014
Data de publicação: 30-Mai-2016
Referência: BRAGA, Verônica Diano. Lei 10.639/2003: a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira e a formaçao d@ profess@r na educação básica nas escolas de Valparaizo- GO. 2014. 48f., il. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho foi pensado a partir da preocupação do ensino para o negro e sobre o negro no Brasil, bem como seus valores, culturas e seu posicionamento na sociedade. Para tanto surge a necessidade de trabalhar em sala de aula as temáticas do histórico do negro e sua contribuição para o nosso país. De acordo com a Lei 10.639/03 as escolas de Educação Básica, são obrigadas a inserirem em seu currículo o conteúdo a cerca da cultura afro brasileira trazendo a temática do negro, seus valores, suas contribuições e seu direito enquanto cidadão. Para uma boa implementaçao desta lei os professores terão que se capacitar para trabalhar com os alunos sobre a história e a cultura africana no Brasil, de modo a ressaltar a educação anti racista, além de garantir e resgatar a cultura afro-brasileira e valorizar a longa luta dos afrodescendentes por dignidade e cidadania. O presente trabalho apresenta uma pesquisa de campo com professores a fim de identificar o objetivo proposto a partir de questionário com indagações fechadas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VerônicaDianoBraga.pdf425.7 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons