Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13183
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_WanessaChristinaCardosodaCosta.pdf16,83 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoura, Henrique Gomes de-
dc.contributor.authorCosta, Wanessa Christina Cardoso da-
dc.identifier.citationCOSTA, Wanessa Christina Cardoso da. Análise operacional dos caminhos de transferência aplicada na medição do nível de ruído emitido por veículos automotores. 2015. 109 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015.en
dc.description.abstractEssa pesquisa consiste em analisar operacionalmente a contribuição dos caminhos de transferência de energia vibroacústica associadas às fontes de vibração atuantes em veículo durante um ensaio realizado em ambiente fechado da medição estacionária do nível de ruído emitido pelo veículo em aceleração constante. No Brasil toda frota de veículos novos a partir de 2006 deve atender os níveis máximos de ruído impostos pela Resolução No 272/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Por sua vez, o ensaio da medição dos níveis de ruído emitidos pelo veículo em aceleração é conhecido pelo termo Teste de ruído de passagem, no inglês Pass-By Noise, tem seus procedimentos estabelecidos na Norma Brasileira NBR 15145:2004 na qual o texto foi baseado na Norma Internacional ISO 362:2002. Dessa forma para garantir que o nível de ruído pelo veículo seja menor ou igual ao máximo permitido, as montadoras de veículo precisam realizar uma investigação dos mecanismo de geração e transmissão do ruído gerado pelas fontes de vibração no veículo com a finalidade de analisar a contribuição das fontes de ruído atuantes durante o ensaio, esse trabalho propõe aplicar a técnica de Análise Operacional dos Caminhos de Transferências, que como o próprio nome já diz, operacionaliza a análise tornando mais rápida e mais fácil quando comparadas às técnicas clássicas de Análise de Caminhos de Transferência. Essa técnica é conhecida como Operational Transfer Path Analysis - OTPA no trabalho utilizaremos o termo Análise Operacional dos Caminhos de Tranferência - AOCT. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research is to analyze operationally the contribution of the energy transfer paths vibro associated with active vibration sources in the vehicle during a rehearsal indoors stationary measurement of sound pressure level (SPL) emitted by the vehicle in constant acceleration. In Brazil all new vehicle fleet from 2006 must meet the maximum noise levels imposed by Resolution No. 272/00 of the National Council of Environment (CONAMA). In turn, the SLP measurement of the test issued by the vehicle accelerating known by the term pass-by noise test in English Pass-By Noise, has its procedures established in the Brazilian NBR 15145: 2004 in which the text was based on the standard International Standard ISO 362: 2002. Thus to ensure that the SPL emitted by the vehicle is less than or equal to the maximum permitted, vehicle manufacturers need to conduct an investigation of the generation engine and transmission noise generated by vibration sources in the vehicle in order to analyze the contribution of the sources of active during the test noise, this paper proposes applying the Operational Analysis technique of downloads Paths, which as its name implies, makes operational the analysis, making it faster and easier compared to classical techniques Transfer Path Analysis. This technique is known as textit Operational Transfer Path Analysis - OTPA at work use the term Operational Analysis of Transfer Paths - AOCT.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRuídoen
dc.subject.keywordAutomóveis - ruídoen
dc.subject.keywordAutomóveis-
dc.titleAnálise operacional dos caminhos de transferência aplicada na medição do nível de ruído emitido por veículos automotoresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-05-25T14:34:45Z-
dc.date.available2016-05-25T14:34:45Z-
dc.date.issued2016-05-25T14:34:45Z-
dc.date.submitted2015-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13183-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons