Resumo: | Nossas discussões se iniciam tendo como referência, de um lado, as transformações ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas, sua relação com as mudanças nos arranjos familiares, e os padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho, e por outro, a demanda por qualificação da classe trabalhadora. A partir disso, este trabalho busca refletir sobre os desafios enfrentados por estudantes-trabalhadoras e trabalhadoras-estudantes com tripla jornada, a partir de três aspectos: os significados do trabalho, da necessidade de formação e sua contribuição nas atividades domésticas. A pesquisa teve caráter qualitativo, sendo realizada a partir de entrevista com seis estudantes do curso de Serviço Social da UnB. Dentre as reflexões construídas, destacamos a visão das entrevistadas, na perspectiva de que trabalhado concomitante à graduação possui diferentes significados: independência e capacidade de contribuir com a renda familiar, mas também como um desafio. O trabalho pode não prejudicar gravemente o desempenho acadêmico (como a reprovação em matérias), contudo, exige um alto custo nas horas de estudo, descanso e lazer não realizadas. Para elas, cursar o nível superior é uma necessidade, um passo indispensável para a conquista de uma carreira e uma perspectiva de vida melhor. Quanto ao trabalho doméstico, este em segundo plano, observa-se nas famílias a perpetuação da compreensão das responsabilidades domésticas como "trabalho de mulher". |