Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13173
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_Nathália Barros Ramos.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA no primeiro segmento, em Santa Maria – DF
Autor(es): Ramos, Nathália Barros
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores - formação
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 24-Mai-2016
Referência: RAMOS, Nathália Barros. Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA no primeiro segmento, em Santa Maria – DF. 2015. 97 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como problema de pesquisa a construção do trabalho pedagógico dos professores em início de carreira nos anos iniciais da Educação Básica na modalidade da educação de jovens e adultos - EJA, tendo como objetivo identificar e analisar quais são os desafios, dificuldades, descobertas e conquistas dos professores iniciantes na modalidade da EJA no primeiro segmento em Santa Maria no Distrito Federal. Realizamos um estudo bibliográfico sobre as políticas de formação de professores para EJA, e através de uma abordagem qualitativa identificamos o perfil dos sujeitos da pesquisa, por fim, a partir de uma análise de conteúdo das entrevistas semi-estruturadas e questionários realizados, identificamos os principais desafios, dificuldades, descobertas e conquistas enfrentadas por estes professores e professoras. Conseguimos identificar que os principais desafios e dificuldades apontados por eles são: lidar com a desistência dos alunos, permanecer e não desistir da docência, lidar com os colegas de profissão, não estar preparado para trabalhar com educação de jovens e adultos, estrutura da escola. Quanto as principais descobertas no ensino da EJA temos: a força de vontade dos alunos, a falta de conexão dos conteúdos acadêmicos com a realidade dos alunos, a escuta sensível, valorização dos alunos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has as research problem the construction of the pedagogical work of early-stage teachers in the early years Basic Education in the form of youth education and adult - EJA, aiming to identify and analyze what are the challenges, difficulties, discoveries and achievements of beginning teachers in the form of EJA in the first segment in Santa Maria in the Distrito Federal. We conducted a bibliographic study on teacher training policies for EJA, and through a qualitative approach identify the profile of the research subjects, finally, from a content analysis of semi-structured interviews and questionnaires, we identified the main challenges, difficulties, discoveries and achievements faced by these teachers and teachers. We have identified the main challenges and difficulties pointed out by them are: dealing with the dropout of students, stay and not give up teaching, dealing with co-workers, not be prepared to work with youth and adult education, school structure. As the key findings in teaching EJA are: the willpower of students, the lack of connection of academic content with the reality of students, sensitive listening, appreciation of the students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons