Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EvandrodaCostaOliveiraJúnior.pdf4,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atribuição dinâmica de endereços em redes ad hoc sem fio em plataforma Android
Autor(es): Oliveira Júnior, Evandro da Costa
Orientador(es): Carvalho, Marcelo Menezes de
Assunto: Java (Linguagem de programação de computador)
Rede local sem fio
Plataforma Android
Redes ad hoc
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 23-Mai-2016
Referência: OLIVEIRA JÚNIOR, Evandro da Costa. Atribuição dinâmica de endereços em redes ad hoc sem fio em plataforma Android. 2014. vi, [60] f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho fala sobre a importância de um protocolo de atribuição dinâmica de endereçamento IP em redes ad hoc, explicando o porquê que protocolos de con guração de endereços que usam abordagens centralizadas, como por exemplo o DHCP (Dynamic Host Con guration Protocol ), não são interessantes em redes que possuem uma mobilidade muito alta, uma vez que redes ad hoc podem ser alteradas de forma aleatória. Foram implementados dois protocolos de atribuição de endereço IP baseados em protocolos já existentes, um protocolo em que cada endereço IP é gerido por si só que vai usar de mensagens broadcast e outro protocolo em que os nós conhecem o estado da rede e usa o protocolo de roteamento AODV (Ad hoc On-Demand Distance Vector ), para criar as tabelas com os endereços IP dos nós. Para implementar esses protocolos foi usado a plataforma Android de Tablets, que é uma interface de fácil acesso, pois utiliza de código livre e seu desenvolvimento ocorre utilizando de linguagem Java. Com a implementação dos dois protocolos em dispositivos reais, foi possível, neste trabalho, submeter as propostas a diversos experimentos feitos em ambientes reais, com o objetivo de comprovar a e ciência de cada um desses protocolos. As propostas foram submetidas a situações em que são necessários múltiplos saltos na rede, situações em que é preciso fazer várias buscas na rede antes de se atribuir um IP e situações em que a rede está com uma grande carga de dados. Como resultado será obtido, ao nal dos experimentos, se estes protocolos de fato conseguem fazer o que são supostos fazer.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons