Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13165
Título: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : uma reflexão sobre o abandono escolar |
Autor(es): | Moreira, Valéria da Silva |
Orientador(es): | Pimentel, Nara Maria |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Evasão escolar Fracasso escolar |
Data de apresentação: | Dez-2014 |
Data de publicação: | 23-Mai-2016 |
Referência: | MOREIRA, Valéria da Silva. Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma reflexão sobre o abandono escolar. 2014. 68 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referencia para a reflexão a questão do abandono entendido neste trabalho como causa e consequência do fracasso escolar. Ao longo do Curso de pedagogia constatou-se que dentre os vários problemas de educação, o abandono escolar na EJA merece uma atenção particular. A análise foi feita a partir da pesquisa com 13 (treze) alunos do I segmento de EJA e 01 (um) coordenador da modalidade na escola pública de Santa Maria – DF. O instrumento utilizado para a coleta de dados da pesquisa foi o questionário. No referencial teórico foram trazidos autores que dialogam com as Políticas Publicas de educação, causas e consequências do abandono escolar tendo como pano de fundo um enfoque sobre a EJA na contemporaneidade. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que as possíveis causas para o abandono escolar são , em sua maioria devido a dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos, a falta de integração entre o ensino médio e o profissionalizante, a má formação dos professores, a falta de recursos didáticos adotados, a inadequação do currículo as especificidades da EJA e a ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons