Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13165
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ValériadaSilvaMoreira.pdf867,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : uma reflexão sobre o abandono escolar
Autor(es): Moreira, Valéria da Silva
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Fracasso escolar
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 23-Mai-2016
Referência: MOREIRA, Valéria da Silva. Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma reflexão sobre o abandono escolar. 2014. 68 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referencia para a reflexão a questão do abandono entendido neste trabalho como causa e consequência do fracasso escolar. Ao longo do Curso de pedagogia constatou-se que dentre os vários problemas de educação, o abandono escolar na EJA merece uma atenção particular. A análise foi feita a partir da pesquisa com 13 (treze) alunos do I segmento de EJA e 01 (um) coordenador da modalidade na escola pública de Santa Maria – DF. O instrumento utilizado para a coleta de dados da pesquisa foi o questionário. No referencial teórico foram trazidos autores que dialogam com as Políticas Publicas de educação, causas e consequências do abandono escolar tendo como pano de fundo um enfoque sobre a EJA na contemporaneidade. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que as possíveis causas para o abandono escolar são , em sua maioria devido a dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos, a falta de integração entre o ensino médio e o profissionalizante, a má formação dos professores, a falta de recursos didáticos adotados, a inadequação do currículo as especificidades da EJA e a ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons