Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13164
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HalannaFerreiradaSilva.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Abuso sexual de meninas kalunga
Autor(es): Silva, Halanna Ferreira da
Orientador(es): Silva, Joelma Rodrigues da
Assunto: Kalunga (Comunidade quilombola brasileira)
Abuso sexual
Mulheres negras
Crime sexual
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 23-Mai-2016
Referência: SILVA, Halanna Ferreira da. Abuso sexual de meninas kalunga. 2015. 55 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como premissa investigar a realidade das formas de abuso sexual de meninas Kalunga no município de Cavalcante (GO). Dessa maneira, é possível verificar, criticamente, a presença do racismo e da violência direcionada à mulher negra no local, tendo como base alguns fundamentos metodológicos e teóricos que ajudaram a estudar o assunto e especialmente a partir da pesquisa de campo efetuada junto a quatro mulheres da comunidade Kalunga do Vão de Almas que já enfrentaram abuso sexual, bem como por meio dos posicionamentos de uma representante do Ministério Público. Ao ser considerada a existência de registros de casos de exploração sexual neste local, é evidenciado que a necessidade do estudo e do debate sobre esta questão não se esgota em uma só discussão, mas é preciso que cada vez mais isto seja colocado em análise nos meios educacional e social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons