Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SelmadeAlmeidaBernardes.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O curriculo escolar e suas relações com o projeto de vida dos jovens estudantes da Escola santo Antonio da Parida
Autor(es): Bernardes, Selma de Almeida
Orientador(es): Reck, Jair
Assunto: Currículo escolar
Educação do campo
Jovens
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mai-2016
Referência: BERNARDES, Selma de Almeida. O curriculo escolar e suas relações com o projeto de vida dos jovens estudantes da Escola Santo Antonio da Parida. 2015. 83 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: A presente pesquisa aborda o currículo da Escola Municipal Santo Antônio da Parida, e a suas relações com o projeto de vida dos jovens. O referencial teórico utilizado é: Abensur (2012), Caldart (2012), Castro (2012), Carneiro (2015), Corazza (2008), Ludke e André (1986), Machado (2009), Reck (2005; 2013 e 2014), Rua (2005), Santos (2012), Silva (1997), Veiga. (2002). Esses teóricos permitem-nos discutir os aspectos associados ao projeto de vida dos jovens da escola e ao currículo voltado para uma visão crítica, emancipatória, autônoma, proativa, a fim de fortalecer a identidade do sujeito do e no campo para o desenvolvimento de uma consciência política. A técnica de análise documental consistiu em avaliar o Projeto Político Pedagógico; os Planos de Aula dos professores; o Planejamento Semanal; o Currículo ministrado na escola onde foi realizada a pesquisa; a legislação, entre outros documentos que se fizeram pertinentes. A pesquisa qualitativa e descritiva apresenta o relato dos jovens estudantes da Escola do Sertão quanto aos seus projetos de vida, mediante a realização de entrevistas, como instrumento para a coleta dos dados. Constatou-se que ocorreram transformações importantes na perspectiva do currículo escolar. Essas mudanças, sem dúvida, ainda que de forma embrionária, forneceram contribuições para o projeto de vida dos estudantes. Conclui-se que é necessária uma atuação junto à instituição escolar, como forma de reestruturar ou recriar a prática pedagógica, transpondo o cotidiano da integração da escola “ligada à vida” e às transformações em todos os níveis: social, político, cultural e ético. Esses níveis devem estar articulados com a vida, a escola, a comunidade, e uma efetiva sociabilidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons