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Título: A infraestrutura escolar na qualidade da educação : um estudo sobre o perfil das escolas no Distrito Federal
Autor(es): Mendes, Daniela Braga D’ávila
Orientador(es): Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Assunto: Qualidade (Educação)
Escolas - edifícios
Bibliotecas e escolas
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 17-Mai-2016
Referência: MENDES, Daniela Braga D’ávila. A infraestrutura escolar na qualidade da educação: um estudo sobre o perfil das escolas no Distrito Federal. 2015. 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O tema qualidade da educação é parte indissociável das questões que envolvem políticas públicas atualmente e com isso as avalições em larga escala se fazem presentes. O IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é considerado pelo Governo Federal como o principal indicador da qualidade da educação básica no país. Tendo em vista que a qualidade da educação é permeada por diversos fatores intra e extraescolares, este trabalho procurou entender o papel da infraestrutura escolar como um dos indicadores de qualidade da educação. Para isso, buscou analisar o perfil de infraestrutura das escolas públicas de anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal a partir de pesquisa documental, baseada em dados do Censo Escolar e do IDEB. Foram selecionadas 20 escolas sendo, 5 com maior e 5 com menor IDEB referentes, respectivamente, aos anos de 2011 e 2013. Analisadas então, à luz dos dados de infraestrutura sistematizados por um estudo desenvolvido por NETO et al. em 2013, onde é proposta uma escala para medir a infraestrutura das escolas, estabelecendo um escore de classificação com 4 categorias taxonômicas sendo elas: Elementar, Básica, Adequada e Avançada. O resultado observado revela que entre as escolas com maior IDEB e as escolas com menor IDEB há uma pequena diferença de escore, sendo a média de classificação entre elas, a Básica. Demonstra numa análise pormenorizada em que as escolas com melhor IDEB tem como diferencial em destaque a presença de laboratórios de informática e acesso à interne. Conclui-se que uma análise qualitativa merece espaço para entendermos mais profundamente o uso dos laboratórios de informática e principalmente da internet, visto que a presença de bibliotecas é mínima entre as escolas estudadas e a presença de computadores é unânime dentre as escolas com maior IDEB. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The matter of quality in education plays a crucial part in today’s public policies and with them all large-scale evaluations take place. IDEB, in portuguese stands for Basic Education Development Index is considered by the Federal Government as the main indicator for the quality of Brazil’s basic education. Considering that the quality of education is influenced by factors from inside and outside the school, the focus of this work is to understand what role infrastructure plays as one of those indicators. Documental research on the Federal District’s Public School infrastructure profiles for the Initial Years of Primary Education was analyzed based on data from the School Census and IDEB. Twenty schools were selected, 5 of them with the highest and 5 with the lowest IDEB in 2011 and 2013 respectively. Analyzed based on systematic infrastructure data collected from a study developed by NETO et al. in 2013 that establishes a scale to measure infrastructure in schools in a systematic manner. This study established a classifying system with 4 taxonomic categories: Elementary, Basic, Adequate and Advanced. The result reveals that the difference between the schools with the highest and lowest IDEB scores is small and most were classified as Basic. It also shows that schools with higher IDEB scores had the advantage of computer labs and internet access, opposed to the lower scoring schools. Therefore the matter deserves deeper qualitative analysis so we can understand the use of computer labs and most importantly the internet, considering the lack of libraries in the schools studied and how computers are fully present in the highest scoring schools.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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