Resumo: | O tema qualidade da educação é parte indissociável das questões que envolvem
políticas públicas atualmente e com isso as avalições em larga escala se fazem
presentes. O IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é considerado
pelo Governo Federal como o principal indicador da qualidade da educação básica
no país. Tendo em vista que a qualidade da educação é permeada por diversos
fatores intra e extraescolares, este trabalho procurou entender o papel da
infraestrutura escolar como um dos indicadores de qualidade da educação. Para
isso, buscou analisar o perfil de infraestrutura das escolas públicas de anos iniciais
do ensino fundamental do Distrito Federal a partir de pesquisa documental, baseada
em dados do Censo Escolar e do IDEB. Foram selecionadas 20 escolas sendo, 5
com maior e 5 com menor IDEB referentes, respectivamente, aos anos de 2011 e
2013. Analisadas então, à luz dos dados de infraestrutura sistematizados por um
estudo desenvolvido por NETO et al. em 2013, onde é proposta uma escala para
medir a infraestrutura das escolas, estabelecendo um escore de classificação com 4
categorias taxonômicas sendo elas: Elementar, Básica, Adequada e Avançada. O
resultado observado revela que entre as escolas com maior IDEB e as escolas com
menor IDEB há uma pequena diferença de escore, sendo a média de classificação
entre elas, a Básica. Demonstra numa análise pormenorizada em que as escolas
com melhor IDEB tem como diferencial em destaque a presença de laboratórios de
informática e acesso à interne. Conclui-se que uma análise qualitativa merece
espaço para entendermos mais profundamente o uso dos laboratórios de informática
e principalmente da internet, visto que a presença de bibliotecas é mínima entre as
escolas estudadas e a presença de computadores é unânime dentre as escolas com
maior IDEB. __________________________________________________________________________ ABSTRACT The matter of quality in education plays a crucial part in today’s public policies and
with them all large-scale evaluations take place. IDEB, in portuguese stands for
Basic Education Development Index is considered by the Federal Government as the
main indicator for the quality of Brazil’s basic education. Considering that the quality
of education is influenced by factors from inside and outside the school, the focus of
this work is to understand what role infrastructure plays as one of those indicators.
Documental research on the Federal District’s Public School infrastructure profiles for
the Initial Years of Primary Education was analyzed based on data from the School
Census and IDEB. Twenty schools were selected, 5 of them with the highest and 5
with the lowest IDEB in 2011 and 2013 respectively. Analyzed based on systematic
infrastructure data collected from a study developed by NETO et al. in 2013 that
establishes a scale to measure infrastructure in schools in a systematic manner. This
study established a classifying system with 4 taxonomic categories: Elementary,
Basic, Adequate and Advanced. The result reveals that the difference between the
schools with the highest and lowest IDEB scores is small and most were classified as
Basic. It also shows that schools with higher IDEB scores had the advantage of
computer labs and internet access, opposed to the lower scoring schools. Therefore
the matter deserves deeper qualitative analysis so we can understand the use of
computer labs and most importantly the internet, considering the lack of libraries in
the schools studied and how computers are fully present in the highest scoring
schools. |